Geral

27 de 01 de 2023, 09:00

Desporto

Jogos de Inverno trazem 500 atletas a Tondela este fim de semana

Competição vai na sua quarta edição e regressa ao distrito de Viseu depois de ter sido realizada em Castro Daire no ano passado

jogos de inverno

Cerca de 500 atletas e outros participantes vão estar este fim de semana em Tondela para participar nos Jogos de Inverno. A competição organizada pela Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual (ANDDI) vai na sua quarta edição e regressa ao distrito de Viseu depois de ter sido realizada em Castro Daire no ano passado.

Ao todo, quarenta clubes e associações vão estar presentes nas provas que abrangem modalidades como andebol, atletismo, basquetebol, boccia, futsal, orientação, parahóquei e ténis de mesa. O objetivo da organização é promover a inclusão e integração social dos atletas com deficiência através da prática desportiva.

Na apresentação realizada recentemente no concelho o presidente do comité organizador, José Costa Pereira, revelou que estavam inscritas “dezenas de equipas” para as dez modalidades que integram os Jogos de Inverno e realçou também a importância de descentralizar a competição.

“A interioridade e a descentralização que temos feito questão de contemplar são elos de uma corrente de solidariedade que, desde o início, pretendemos implementar como marca deste desafio que assumimos, que nos motiva e a todos faz felizes”, assumiu.

José Costa Pereira acrescentou que a inclusão também constitui uma prioridade para a organização da prova. “A dimensão desta iniciativa sazonal multidesportiva, por si só, revela a sua importância, dado o objetivo primordial de promover a inclusão e integração social de pessoas e grupos sociais, através da prática desportiva para todos”, destacou.

Entre os clubes participantes estão o FC Porto, o Sporting, a Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu, a Casa do Povo de Mangualde, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire, a Associação Portas P’rá Vida de Resende e a Cooperativa Vários de Tondela, entre vários outros.

Já a presidente da Câmara de Tondela, Carla Borges, sublinhou que as unidades hoteleiras do concelho estão “praticamente cheias” no fim de semana e que o número de participantes neste evento “traz um forte empreendedorismo e incentivo à economia local”.

A autarca destacou que “os dados da taxa de ocupação hoteleira para esse fim de semana são fabulosos”, uma vez que “está praticamente tudo preenchido nas unidades de alojamento” de Tondela.

“Estes jogos são uma forma de incentivarmos e promovermos o turismo e a participação da sociedade económica e também associar a este importante evento a participação das várias associações, porque os jogos permitem uma partilha que é de louvar”, destacou.

Para apoiar a organização, a autarquia de Tondela decidiu atribuir um apoio monetário no valor de 7.500 euros, “à qual acresce um apoio em espécie com a cedência de pavilhões, as medalhas e a logística, num total de 8.500 euros”. “É um investimento na prática desportiva, um investimento na inclusão e na nossa sociedade. É um exemplo e um testemunho que deixamos a todos, aos que vivem em Tondela e nos visitam, de futuro, de proximidade e de comunidade pró-ativa”, defendeu.

Os atletas vão dividir-se por quatro pavilhões do concelho: o Municipal de Tondela, o Municipal de Campo de Besteiros, o pavilhão do Estádio João Cardoso e o da Escola Secundária de Molelos.

Além das provas em si, os Jogos do Inverno incluem também a Caminhada do Recomeço, que irá ter lugar no sábado. A iniciativa terá início no Parque Urbano de Tondela e irá passar pela Ecopista do Dão e por associações desportivas, culturais e recreativas da cidade, para promover o associativismo, terminando na Praça Terras de Besteiros.

A cerimónia de abertura está agendada para esta sexta-feira às 18h00, no Auditório Municipal de Tondela.