Carlos Eduardo

27 de 11 de 2021, 16:07

Desporto

Juvenis do Tondela saem derrotados em jogo com o Rio Ave

Vilacondenses vieram à Beira Alta vencer por três bolas a zero.

Juvenis Tondela

Fotógrafo: D.R.

A equipa de sub17 do Tondela perdeu esta manhã com o Rio Ave por 3-0. A derrota, que é a segunda na segunda fase do campeonato nacional de juvenis, coloca os beirões no último lugar da fase de apuramento de campeão da Zona Norte.

José Pedro Vilares, treinador do Tondela, defende que a sua equipa até entrou bem no jogo. "Tivemos um ou outro lance perigoso em que poderíamos ter feito golo, mas as coisas não foram nesse sentido. Fomos controlando o jogo e ganhando confiança e, a dada altura, numa bola parada, à meia hora de jogo [o Rio Ave] conseguiu fazer o golo", analisou, acrescentando que, depois disso, o Tondela foi uma "equipa um pouco intranquila".

Penalties decidiram o encontro

Na segunda parte, os beirões mudaram a estratégia e, na opinião do técnico beirão, o Tondela entrou de novo bem em campo. "Pressionámos alto e fomos agressivos e, a dada altura, ficámos a jogar contra menos um adversário porque um jogador do Rio Ave é expulso", detalhou. A partir desse momento, o Tondela pressionou em busca de pelo menos empatar o jogo. A partida que tinha começado a ficar decidida num lance de bola parada, ficaria sentenciada com mais dois: o Rio Ave teve dois penalties a favor que resolveram o encontro. Duas grandes penalidades que, no entender de José Pedro Vilares, foram bem assinalados.

O técnico lamenta que a sua equipa não tenha aproveitado "lances na cara do golo que infelizmente não conseguimos concretizar". Até ao final o resultado não havia de alterar-se.

Lesões complicam, mas ainda é cedo para definir o que quer que seja

José Pedro Vilares diz que a semana para preparar este jogo não foi positiva. "Sofremos algumas contrariedades e estamos a passar uma fase menos boa. Temos tido muitos lesionados. Para este jogo ficaram de fora quatro habituais titulares e um deles aqueceu e lesionou-se nessa altura", lamentou o treinador.

Quanto ao futuro no Nacional de Juvenis, José Pedro Vilares diz que estes resultados não permitem, para já, traçar o destino do clube. "Ainda é bastante cedo. Falamos de duas jornadas, ainda faltam jogar mais 12. É um campeonato a duas voltas. É prematuro falar de resultados neste momento. Não era o que pretendíamos", confessa o treinador, recordando que, em Braga, na primeira jornada desta segunda fase, o Tondela poderia ter saído do jogo com um empate ou até com os três pontos.

Tondela "tem os pés bem assentes na terra"

Vilares lembra que o Braga tem uma academia de muito nível, referindo que é preciso ter noção das limitações do Tondela, não deixando de assinalar que o clube auriverde tem vindo a crescer de forma significativa. "Os coordenadores são pessoas com os pés assentes na terra. Desde o primeiro minuto que nos disseram que o objetivo inicial era a manutenção. Havia a ideia de irmos a uma segunda fase porque seria a forma mais fácil de garantirmos a permanência. O que a direção nos disse na segunda fase foi para honrarmos o símbolo que trazemos ao peito e para continuarmos fiéis aos nossos princípios e valores e desfrutarmos", concluiu.

Nas duas primeiras jornadas, o Tondela não somou qualquer ponto nesta segunda fase do campeonato nacional de sub17. Agora, o foco do treinador do clube nas 12 rondas que faltam para que seja possível "sonhar com algo mais".