Carlos Eduardo

16 de 05 de 2022, 14:48

Desporto

Paulo Fernandes em exclusivo. "Fecha-se um ciclo. Obrigado, Viseu"

Em declarações horas após ser conhecido o fim da ligação entre treinador e Viseu 2001, Paulo Fernandes explica os motivos da saída e recorda os seis anos em que esteve à frente do balneário da equipa viseense.

Paulo Fernandes

Uma derrota que caiu com estrondo em Viseu. O Viseu 2001 perdeu com o Leões de Porto Salvo por 4-5. A derrota fez os viseenses cair para a Segunda Divisão. Além disto, o Viseu procura agora treinador. Paulo Fernandes deixou o comando técnico do clube. Em exclusivo ao Jornal do Centro, o agora ex-treinador do Viseu 2001 assume que tinha a certeza de que, se o clube descesse, não continuava na próxima época a treinar a equipa. "Sabíamos que se acontecesse a descida, ia ser difícil o clube contar comigo por causa da diminuição das receitas. De qualquer forma, as coisas precipitaram-se, infelizmente. O clube falou comigo, fechou-se o ciclo destes seis anos. A vida continua e é mesmo assim", lamenta o treinador.

Paulo Fernandes admite que a decisão da saída partiu do clube e que nada vai apagar o que sente pelo Viseu 2001. "A decisão partiu do clube antes do final do jogo, atenção. Entendi as razões. Não é isso que vai apagar aquilo que sinto por este clube, que vivi ao longo destes seis anos".

Quando questionado sobre o porquê da descida à Segunda Divisão, quatro épocas depois, Paulo Fernandes diz que os outros clubes conseguiram investir valores que o Viseu 2001 não foi capaz. "Sempre se ouviu dizer que um saco de dinheiro não ganha um jogo, mas o que é certo é que ajuda. Se olharmos para os orçamentos das outras equipas, os apoios que têm, que infelizmente o Viseu não consegue angariar... Olhamos e vemos que é difícil... No ano passado, a mesma equipa técnica, um grupo de atletas de menor qualidade em quantidade, ficámos à frente de um Braga, de um Portimonense, do Quinta dos Lombos, do Elétrico... E estas equipas, este ano, fizeram apostas e investimentos que não era expectável que, depois de um ano de pandemia, isso viesse a acontecer", descreve Paulo Fernandes.

Apesar das contrariedades, Paulo Fernandes diz não ter uma vírgula a apontar aos seus atletas. Assegura que os jogadores do Viseu 2001 tudo fizeram para continuarem na maior divisão do futsal português. "Não posso deixar de dizer que os atletas do Viseu 2001 trabalharam até à exaustão, dentro do que era possível. Nem tudo correu bem e assumo a minha quota de responsabilidade. Não a responsabilidade total. Não me escondo da realidade de descerem quatro equipas. Nós já sabíamos. Honra para nós que trabalhámos e nunca nos escondemos" assinala o ex-treinador do Viseu 2001.

Ao dizer adeus ao clube da cidade de Viriato, Paulo Fernandes assume sentir que deixa um legado no clube. "Em termos pessoais foi ótimo. Ajudei um clube a atingir o patamar mais alto do futsal português. Quando vim para Viseu era esse o meu objetivo e o objetivo do clube. Não lutámos com as mesmas armas de outros clubes e, ao longo destes quatro anos, conseguimos verdadeiros milagres. Deixo o clube diferente, para melhor. Acho que deixo um legado pela exigência que colocava nos diretores e hoje o clube é reconhecido por tudo o que tem feito em benefício do futsal", remata. O treinador não quis deixar fugir a oportunidade para uma última palavra para adeptos e cidade. "Obrigado a Viseu, aos viseenses em geral, aos adeptos e simpatizantes do Viseu 2001 em particular. Desejar as maiores felicidades e que rapidamente cheguem à Primeira Divisão porque a cidade e a região merecem e precisam", defendeu.

Paulo Fernandes esteve seis anos à frente do Viseu 2001. Ao segundo ano conseguiu a subida à Primeira Divisão, onde se manteve durante quatro épocas seguidas entre os maiores clubes portugueses.