Ana Fernandes

20 de 04 de 2021, 12:42

Desporto

Rodrigo Cavaleiro eleito para o Comité Europeu sobre segurança no desporto

O presidente da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto em Portugal, entidade com sede em Viseu, integra agora o Comité para a segurança nos espetáculos desportivos

Rodrigo Cavaleiro

Rodrigo Cavaleiro, presidente da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto em Portugal, entidade com sede em Viseu, foi eleito vice-presidente do comité do Conselho da Europa para a segurança nos espetáculos desportivos.

Rodrigo Cavaleiro, foi eleito por maioria de votos, numa eleição que contou também com candidatos da Turquia, Rússia e Espanha.

Em entrevista ao Jornal do Centro, o agora vice-presidente do comité, assume que vê esta nomeação como um “sinal de confiança”.
Rodrigo Cavaleiro sublinha que o comitê tem uma "estratégia aprovada".

“A estratégia deste comité passa, também, por estarmos sempre atentos a boas práticas que vão surgindo, a renovar aquilo que é o catálogo de boas praticas que estão desde já identificadas, trazer outros países que se possam juntar a este mesmo comité e garantir depois a motorização da implantação das medidas", acrescenta Rodrigo Cavaleiro.

Oficial da Polícia de Segurança Pública e presidente da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto desde a recente criação desta entidade, Rodrigo Cavaleiro tem vindo a representar Portugal em grupos internacionais da especialidade desde 2010.

A equipa diretiva agora eleita, liderada pelo romeno Adrian Dinca, Presidente do Comité, vai ter um mandato de dois anos, não remunerado, com o objetivo de acompanhar a implementação da Convenção de Saint-Denis. Esta convenção, sobre a segurança dos espetáculos desportivos, foi lançada oficialmente pelo Conselho da Europa em 2016.