Jorge Lopes

17 de 05 de 2021, 17:32

Diário

Deputados de Viseu fizeram 261 propostas no Parlamento. PSD "mais trabalhador" do que PS

Parlamentares do PSD fizeram mais diplomas do que os do PS, mas nem todos fizeram propostas concretas relativas à região

Parlamento

Os deputados eleitos por Viseu na Assembleia da República fizeram 261 propostas em ano e meio de legislatura.

Os deputados do PSD apresentaram mais iniciativas no Parlamento do que os do PS, mas nem todos apresentaram propostas relacionadas com a região.

Ao todo, os parlamentares sociais-democratas do distrito fizeram 144 iniciativas, enquanto os eleitos socialistas avançaram com 117 desde o início da atual legislatura em 2019.

Os dados constam das informações registadas no site da Assembleia da República, que dá conta da atividade parlamentar de cada deputado.

À data desta segunda-feira (17 de maio), o deputado eleito por Viseu que mais iniciativas teve foi António Lima Costa, do PSD, com 51 iniciativas parlamentares. Segue-se o socialista José Rui Cruz, que assinou os papéis relativos a 49 diplomas.

Pedro Alves, do PSD, participou em 48 iniciativas. Já Lúcia Silva, do PS, fez 47. Por sua vez, Carla Borges, deputada eleita pelo PSD, ajudou a lançar 28.

Fernando Ruas, que foi o cabeça de lista dos sociais-democratas por Viseu nas últimas eleições legislativas, fez 17 iniciativas parlamentares. A socialista Maria da Graça Reis envolveu-se em 15 iniciativas.

Curiosamente, o deputado eleito por Viseu que teve menos iniciativas parlamentares foi o cabeça de lista socialista nas últimas legislativas e atual candidato à Câmara de Viseu nestas autárquicas, João Azevedo. O ex-autarca de Mangualde tomou posição em apenas seis iniciativas.

Fora dos eleitos por Viseu mas ainda ligados à região, a socialista Elza Pais, eleita pelo círculo de Leiria, avançou com 30 iniciativas. Já José Cesário, do PSD e eleito pelo círculo fora da Europa, assinou 33 iniciativas.

Nem todos os deputados eleitos por Viseu apresentam iniciativas visadas para a região. Por exemplo, o social-democrata Pedro Alves e outros deputados do PSD recomendaram em 2020 a urgente requalificação do edificado da escola secundária da Póvoa de Lanhoso. Em 2021, exigiram a imediata requalificação do edificado da Escola EB 2,3/S Pedro Ferreiro em Ferreira do Zêzere.

Também este ano, Fernando Ruas esteve entre os deputados laranja que pediram a alteração dos limites territoriais entre a freguesia de Escapães e a União de freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo pertencentes ao concelho de Santa Maria da Feira.

Do lado do PS, José Rui Cruz e Lúcia Araújo Silva recomendaram ao Governo que adotasse as medidas necessárias para a recuperação das zonas afetadas pelas intempéries de dezembro do ano passado na costa norte da Madeira e que desse continuidade ao apoio à produção cultural e à criação artística como instrumento de desenvolvimento económico e de diferenciação turística do Algarve.

Por outro lado, os quatro deputados do PS eleitos por Viseu recomendaram há um ano ao Governo que avançasse com a requalificação da Estrada Nacional 225 entre Castro Daire e Arouca. Em 2019, os mesmos parlamentares pediram à tutela para que continuasse a adotar uma política de redução das portagens nas autoestradas.

Em 2020, os socialistas recomendaram a adoção de medidas com vista ao apoio de produtores da cereja de Penajóia e de Resende, entre outras, “tendo em consideração as quebras na produção” por causa da pandemia da Covid-19.

Este ano, os quatro deputados do PSD de Viseu sugeriram ao Governo que concluísse “com urgência” a abertura e avaliação de candidaturas e o pagamento das dívidas referentes ao apoio à recuperação dos danos causados em infraestruturas municipais nos distritos de Viseu, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Vila Real por causa das tempestades Elsa e Fabien em 2019.

Os parlamentares laranja também pediram um conjunto de medidas de apoio extraordinário ao sector agrícola, em resultado de fenómeno climático adverso ocorrido no último ano nas regiões Norte e Centro.

Desde o início da atual legislatura, os deputados eleitos na Assembleia da República lançaram mais de 2.100 iniciativas parlamentares. O Bloco de Esquerda, com 400 iniciativas, e o Partido Comunista, com 386 diplomas, foram os que mais avançaram com iniciativas parlamentares.

O PAN fez 293 iniciativas, o PSD 221, o Partido Ecologista Os Verdes 206, o CDS 185, o Chega 123, o PS 109, o Iniciativa Liberal 81, a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues 60 e Joacine Katar Moreira 36.

Segundo o Correio da Manhã, em média, cada deputado teve nove propostas. No PS, a média desce para apenas uma proposta. Já no PSD, são três as iniciativas feitas por cada parlamentar.