Geral

14 de 06 de 2021, 12:10

Agenda

Tráfico de seres humanos em debate no Politécnico

Ação de sensibilização decorrerá esta quinta-feira

tráfico seres humanos

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai acolher, na próxima quinta-feira (17 de junho), um evento de sensibilização sobre a temática do tráfico de seres humanos organizado pela instituição Saúde em Português, no âmbito do projeto “Mercadoria Humana”.

A sessão arranca às 17h00 e terá lugar na Aula Magna. A entrada será gratuita.

O projeto “Mercadoria Humana” tem como principal missão prevenir, sensibilizar e informar grupos estratégicos e públicos mais vulneráveis para o tráfico de seres humanos, em particular para a exploração laboral, bem como responsabilizar e alertar para os deveres cívicos perante este crime público.

No âmbito desta ação, já foram feitas outras ações como a criação em Viseu e Lamego de dois centros locais de apoio à integração de migrantes, a realização de várias iniciativas do grupo de missão PV + Inclusão e as atividades do programa SPECULA.

Em comunicado, a responsável pela PV + Inclusão, Emília Coutinho, entendeu ser fundamental a dinamização destas iniciativas porque “se apresentam como um grito de alerta para este gravíssimo desrespeito pelos direitos humanos, e de tantos outros direitos humanos fundamentais”.

A professora do Politécnico indica ainda que “estas ações são formas de sensibilizar não só os estudantes, futuros profissionais, para se desenvolverem enquanto cidadãos ativos e responsáveis na sociedade, mas compromete também toda a comunidade académica, para estar atenta e se mobilizar em ações concretas de alerta, e de travão a este flagelo”.