Geral

14 de 06 de 2021, 12:55

Diário

Temporal destrói pomares, vinhas e cerejeiras

Contabilização dos prejuízos está a ser feita pela Direção Regional da Agricultura do Norte. Lamego e Armamar são os concelhos mais afetados

prejuizos mau tempo armamar

O temporal que se sentiu no último fim de semana no norte do distrito de Viseu já causou graves prejuízos nas produções de maçã e cereja e também nas vinhas. O levantamento dos prejuízos já está a ser feito por técnicos da Direção Regional da Agricultura do Norte.

Os danos foram, para já, sentidos sobretudo em Lamego e Armamar, concelho que tem sido fortemente atingido pelo mau tempo.

Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, João Silva, fala de uma situação muito difícil para os fruticultores desta região.

“Houve prejuízos nas regiões de Lamego e Armamar, onde as perdas foram significativas e afetaram bastante os pomares, as cerejeiras e as vinhas, provocando um prejuízo muito grande neste território”, afirma.

Segundo o dirigente, a Direção Regional da Agricultura do Norte “já está a fazer um levantamento muito exaustivo daquilo do que se passou com estes prejuízos”. João Silva prevê que, no final desta semana, seja conhecida a real dimensão dos prejuízos causados nas diferentes produções agrícolas da região.

O presidente da Cooperativa do Távora aponta para mais algumas quedas de granizo ao longo desta semana. Para já, o responsável garante que outras regiões como Moimenta da Beira e Sernancelhe não têm sido tão afetadas pelo temporal.

No último fim de semana, o distrito de Viseu esteve sob alerta por causa da chuva, trovoada e vento forte. Um aviso que vai continuar pelo menos até terça-feira (15 de junho). As autoridades já registaram dezenas de ocorrências.