Geral

14 de 06 de 2021, 16:59

Diário

Vouzela é o primeiro município a receber selo internacional de sustentabilidade

Câmara apresentou esta segunda-feira o seu plano municipal para a sustentabilidade no turismo

apresentação plano sustentabilidade vouzela 14 06 20211

O presidente da Câmara de Vouzela disse esta segunda-feira (14 de junho) que o concelho se prepara para ser o primeiro do país a ter o selo turístico internacional ‘Biosphere Destination’ (Destino Biosfera) na área da sustentabilidade.

“Está a ser implementado por muitos territórios que já têm uma maturidade muito forte na área do turismo e, em Portugal, há operadores que têm este selo, mas, enquanto território único, Vouzela e Mafra foram os primeiros a avançar no processo de certificação”, explicou Rui Ladeira.

O autarca apresentou o plano de ação para a sustentabilidade no turismo, a última etapa do processo para a certificação do município, que deverá “acontecer até ao final deste ano”.

“Sei que Mafra está um bocadinho mais atrasado, mas nós estamos esperançados em conseguir o selo ainda este ano. Temos até dois operadores turísticos com este selo, mas nós queremos que todo o território tenha esta certificação”, explicou.

Rui Ladeira contou que é um processo “apadrinhado e financiado pelo Turismo de Portugal” e, em julho de 2020, foi assinada a carta de compromisso com o instituto responsável do turismo e também com o Ministério da Coesão Territorial.

“Desde esse momento que trabalhámos com os operadores locais, agentes, instituições sociais, comerciais, alojamento e restauração, animação turística, IPSS [instituições particulares de solidariedade social], ou seja, todas as forças vivas do território que se envolveram nessa carta de compromisso com os princípios da sustentabilidade”, contou.

O autarca disse que, desde então, foi desenvolvida “uma série de ações com mais de 100 entidades” para apresentar este plano de ação para otimizar, melhorar e preparar o território para esta certificação.

“Assim, mostramos ao país e ao mundo que Vouzela é um território mais sustentável, que cumpre os requisitos que estão estabelecidos nessa carta de compromisso, principalmente em três áreas fundamentais”, explicou.

Rui Ladeira disse que as “áreas estratégicas” são sociedade e cultura, ambiente e alterações climáticas, governança e economia que, por sua vez, “têm 62 critérios de alinhamento com 17” objetivos de desenvolvimento sustentável.

“E todos assumimos esse compromisso de aperfeiçoamento a, por exemplo, diminuir a pegada ecológica, a criar um guia de requisitos de sustentabilidade na organização, por exemplo, do município, ou de eventos pontuais ou anuais, além da gestão da água, da energia, dos materiais a utilizar, de tudo o que é necessário para garantir mais sustentabilidade”, exemplificou.

Até o processo de certificação culminar com a entrega do selo “há auditorias e validações necessárias para que isso aconteça” e, quando acontecer, o município de Vouzela será mais capaz e atrativo” na área do turismo.

“Depois queremos avançar para outras áreas setoriais, empresariais, industriais, para sermos um território mais respeitador e cumpridor daquilo que são os requisitos da sustentabilidade que, numa dimensão internacional, passamos a ter maior atratividade não só para o turismo, mas, no futuro, para investir”, considerou.

Rui Ladeira disse que “Vouzela, ao assumir este propósito”, é para que, no futuro, os turistas e investidores “sintam e olhem para este território como sendo mais capaz e cumpridor das boas práticas da sustentabilidade”.