Inês Azevedo

12 de 09 de 2021, 11:00

Lifestyle

Baloiços que surpreendem quem visita Castro Daire

Baloiço da Foz Cabril, Baloiço da Malhada, Baloiço do Penedo da Moura, Baloiço da Granja, Baloiço da Pedreira e Baloiço do Pego são as novas atrações de Castro Daire

Baloiço da Granja - Castro Daire

O périplo pelas novas atrações continua. São cada vez mais os baloiços espalhados pelos cantos do país e originalidade é o que não lhes falta. O programa Rota dos Baloiços já passou por São Pedro do Sul, Oliveira de Frades, Aguiar da Beira e agora por Castro Daire, proliferando o melhor da Beira Alta.

Castro Daire é conhecido por ser terra esquecida entre as montanhas, que estoicamente impõe-se sobre a frieza envolvente. É aqui que a Serra do Montemuro e o vale do Rio Paiva se contemplam e a natureza intensifica-se. Este lugar retém o poder da ruralidade.

Este destino convida a conhecer lugares de natureza por excelência. Entre o maciço da Gralheira e a serra do Montemuro, encontra-se o baloiço da Foz Cabril. É aqui, na praia fluvial de Cabril, o ponto de encontro entre o rio Tenente e o rio Paiva, como também dos visitantes para recreio e lazer.

Cláudio Oliveira, habitante de Cabril e responsável do Bar da praia fluvial, apesar de não ser o responsável pela criação do baloiço, fez visita guiada a quem lá estava. Para Cláudio, a construção do baloiço Foz Cabril “foi uma excelente ideia de atração” para aquele lugar. Um parque infantil com direito a piscina para as crianças, um bar à beira rio e andar de kayak são algumas das atividades a usufruir na Praia fluvial de Cabril.

Em direção ao próximo baloiço, a cerca de dez minutos do baloiço Foz Cabril, em Tulha Velha, pode-se visitar o baloiço da Malhada.

“Este baloiço foi construído por um grupo de amigos de Tulha Velha, que conseguiram angariar fundos na Suíça. Na realização de alguns eventos conseguiram algum dinheiro para investir no Parque de Merendas ao lado e no baloiço da Malhada”, salienta João Duarte, um dos responsáveis por esta construção.

Da Suíça para Tulha Velha, chegam vários emigrantes com a vontade de preservar e valorizar o melhor das suas origens. Um baloiço com vista panorâmica sobre Tulha Velha.

Castro Daire tem um encanto peculiar, onde consegue conciliar o vale e a serra, o rio e o planalto. Abre portas para uma viagem e neste caso, rota impressionante e inesquecível.

Logo depois, seguimos viagem para a aldeia da Relva, na freguesia de Monteiras, onde está situado o baloiço Penedo da Moura. Foi feito o desafio pela Junta de Freguesia Relvense à Associação Desportiva, Cultural e Recreativa Relvense de instalar um baloiço com dois lugares e até hoje, são muitas as pessoas que lá passam.

“Isto está ligado às memórias e à gente desta terra. Era aqui que as crianças vinham com o gado, com a pastorícia e era um espaço para se divertirem nos tempos livres. Há aqui lugares que estão associados àquilo que hoje é uma lenda”, menciona Helena Magueija, presidente da Associação Desportiva, Cultural e Recreativa Relvense.

Castro Daire conta com um leque de oito baloiços. Passando pelos caminhos de terra batida e os vales rochosos, chegamos ao primeiro baloiço da Granja.

Instalado dentro do percurso do Trilho das Levadas, é um lugar que dita o descanso depois de uma caminhada.
O Baloiço da Granja também oferece a oportunidade de passar pela porta do céu, uma construção com dois pilares e com a presença de São Pedro por ter as portas do céu e do São Brás, padroeiro daquela terra. Ao caminhar cerca de 100 metros, pode-se dizer que tem vista direta para o paraíso. Uma construção de dois amigos, do José Ferreira e do Luís Pereira.

Já o segundo baloiço da Granja está situado junto ao rio Paiva e Rio Mau, num espaço que convence qualquer um a refletir. Sossego é a palavra de ordem. Este lugar é também palco de passagem do Trail de São Brás e dos Caminhos de Santiago.

Seguindo para a aldeia de Cela, conhecemos o baloiço da Pedreira, que abriu portas em junho de 2020. Uma construção feita numa antiga pedreira desativada, com pequenas surpresas desde o ponto de partida até ao ponto de chegada ao baloiço.

Frases motivacionais sobre um cenário com um lago azul, é aqui que se encontra este baloiço. Uma passagem digna de sentir o poder do silêncio. Convida também a fazer piquenique, deslumbrando-se com uma série de coisas para vivenciar. São muitas as fotografias publicadas nas redes sociais do baloiço da Pedreira, uma construção de dois primos, do André Lima e do Márcio Ribeiro.

Tal como na Granja, os próximos dois baloiços estão situados na Praia Natural do Pego, mesmo junto às margens calmas do rio Paiva. Um deles sobre as rochas, com olhar sobre a praia. E o outro instalado num dos ramos de uma árvore junto ao rio Paiva, contemplando a natureza que por ali habita.

Totalmente incorporado à fauna e flora daquele espaço, os visitantes podem ainda desfrutar de uns banhos de sol. Uma praia situada a cerca de dez minutos de Castro Daire e a cinco minutos da Nacional 2. Oferece ainda um Parque de Merendas, com mesas espalhadas e uma zona para fazer grelhados.

Estes são os baloiços de Castro Daire. Um roteiro que reúne o melhor da região centro.