Geral

25 de 06 de 2022, 11:51

Diário

V. N. Paiva: freguesia do Touro tem novo projeto de energia solar

Projeto prevê um investimento de cerca de 49 milhões de euros numa área total de 180 hectares

central fotovoltaica generico

A freguesia do Touro, no concelho de Vila Nova de Paiva, vai receber um investimento no valor de cerca de 49 milhões de euros num projeto de energia solar, revelou o presidente do município.

“Entre os vários investimentos interessados, um é claramente o maior, no valor de 49 milhões de euros, com 100 megawatts de produção [energia fotovoltaica], ou seja, é mesmo muita produção numa área total de 180 hectares”, disse à agência Lusa Paulo Marques.

O autarca acrescentou que este “será, com certeza, um dos maiores parques solares da região” e, “um pouco por todo o concelho, vai haver outros investimentos na área das energias renováveis, mas menores” que aquele em Touro.

“São investimentos de vária ordem, seja em parques solares, como também em energia eólica, que vamos aumentar um bocadinho no concelho, e ainda outras energias que estão a aparecer e, em breve, poderá haver novidades”, disse.

Também na freguesia do Touro, continuou o presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, “vai haver um investimento de quase dois milhões de euros” na área florestal, para reflorestação e manutenção do ecossistema existente.

“De todo o país, o maior investimento de floresta foi para a freguesia do Touro, foi uma grande conquista. Foi aprovada uma candidatura do PDR [Programa de Desenvolvimento Rural] para uma área de 160 hectares”, adiantou o autarca.

A área sofrerá um investimento de “um milhão de euros para reflorestar com árvores autóctones, mas também para cuidar do que lá está, como controlo da vegetação espontânea, desramação e redução de densidade das várias áreas”.

Segundo Paulo Marques, além deste milhão de euros, “há mais 300 mil para criação de “mosaicos”, ou seja, de parcelas de gestão de combustível, como costumam fazer noutros locais” do país.

“Tudo isto tem a ver com a perigosidade dos incêndios. Como é uma área muito grande e de elevada perigosidade, conseguimos este financiamento para Touro, o maior do PDR”, apontou Paulo Marques.

O autarca lembrou que Vila Nova de Paiva é “denominada capital ecológica, mas, por outro lado, é o sexto concelho do país com mais perigosidade de incêndio” - ao “juntar estas duas situações, percebe-se que isto pode ser uma bomba-relógio”.

“Com este investimento, esta situação fica muito mitigada, porque conseguimos, não só reflorestar com árvores autóctones, como tratar o que já temos ao fazer a prevenção e a criação de “mosaicos” florestais para diminuir a perigosidade”, sublinhou.

Paulo Marques considerou que, depois de todo o projeto implantado, o concelho “fica com grande parte mais salvaguardado e com menos perigo para as populações”, apesar de “ainda não haver reflexos disso neste verão”, acrescentou.

“Mas esperamos que a curto prazo se comecem a sentir. Para já, os efeitos mais notórios, serão poucos”, pois “ainda estamos muito no início” do projeto.

A candidatura tem um apoio de 95 por cento, de fundos comunitários, através do PDR, sendo os restantes 5% suportados pela Junta de Freguesia do Touro, que também vai receber “45 mil euros por ano, durante 10 anos, para a manutenção da reflorestação” que vai avançar agora.

Ainda para Vila Nova de Paiva, na freguesia de Vila Cova à Coelheira, foi aprovada uma outra candidatura do PDR, “na ordem dos 100 mil euros, para uma área [florestal] que está a ser redefinida e que varia entre os 30 e os 50 hectares”.