Geral

15 de 10 de 2021, 17:38

Diário

“Vouzela tem memória”, diz autarca. Concelho recordou vítimas dos fogos de 2017

Câmara Municipal organizou esta sexta-feira uma cerimónia evocativa de homenagem às vítimas dos fogos que atingiram drasticamente o município há quatro anos

homenagem incendios vouzela 15 10 2021

O concelho de Vouzela voltou esta sexta-feira (15 de outubro) a lembrar as vítimas mortais e todos os que foram atingidos nos incêndios de outubro de 2017.

A Câmara Municipal organizou uma cerimónia evocativa de homenagem às vítimas dos fogos que atingiram drasticamente o município e vários outros da região de Viseu.

O programa incluiu uma colocação de coroas de flores junto ao monumento evocativo criado em homenagem às vítimas e uma missa presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, na Igreja Paroquial de Campia.

O presidente da Câmara, Rui Ladeira, disse que Vouzela tem memória do que aconteceu a 15 e 16 de outubro de 2017, em que ardeu 90 por cento da área do concelho.

“Quatro anos depois, procuramos nesta cerimónia evocativa recordar não só quem partiu mas sobretudo também dar o conforto possível às famílias, procurar não deixar de esquecer um momento de destruição e de alteração das vidas de muitas famílias e de várias pessoas no concelho, na região e no país”, afirmou.

Rui Ladeira recordou ainda o monumento evocativo criado na vila para frisar o impacto que os fogos de 2017 tiveram em Vouzela. “Vouzela tem memória e, por ter isso, ergueu o monumento para poder relembrar quem nos visita, as famílias e a comunidade e saber o que foi o momento triste que vivemos”, rematou.

Em Vouzela, morreram oito pessoas nos fogos de há quatro anos.

Só na região de Viseu, morreram mais de uma dezena de pessoas vítimas dos incêndios. Ao todo, morreram 51 pessoas. Cerca de 70 tiveram ferimentos. Arderam mais de 220 mil hectares de terreno.

homenagem incendios vouzela 2