Geral

20 de 04 de 2021, 13:39

Diário

Águas do Planalto entrega oito mil garrafas para reduzir utilização de plásticos

Segundo a empresa, todos os alunos, professores e assistentes técnicos vão receber uma garrafa em inox "amiga do ambiente"

garrafas planalto

A Águas do Planalto vai distribuir oito mil garrafas reutilizáveis aos agrupamentos de Escolas de Tábua, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela, anunciou esta terça-feira (20 de abril) a empresa com sede em Tondela.

Em comunicado, a Águas do Planalto, do Grupo Aquapor, líder na gestão de concessões municipais de águas em Portugal, informa que a iniciativa vai decorrer até ao final do ano letivo em 62 escolas dos concelhos abrangidos (distritos de Coimbra e Viseu), com o objetivo de incentivar os alunos a consumir água da torneira e a reduzir a utilização de plásticos.

Segundo a empresa, todos os alunos, professores e assistentes técnicos vão receber uma garrafa em inox "amiga do ambiente".

A campanha tem um investimento de 25 mil euros e "pretende sensibilizar a comunidade escolar dos concelhos abrangidos para a redução da pegada ecológica, para a necessidade de diminuirmos o uso de plásticos e de consumirmos cada vez mais água da torneira".

"Esta iniciativa tem um forte impacto na comunidade mais jovem. É através deles, os adultos de amanhã, que se iniciará uma mudança de paradigma ambiental e, consequentemente, uma maior perceção da necessidade de alterarmos o nosso comportamento no quotidiano", frisou Paulo Oliveira, administrador do Grupo Aquapor e presidente do conselho de administração da Águas do Planalto.

Salientando que a empresa tem realizado um enorme investimento no sistema de captação e distribuição de água nos últimos anos, o responsável frisa que, atualmente "temos uma qualidade de água excelente".

"A oferta destas garrafas reutilizáveis em inox é um ótimo incentivo para todos consumirmos mais água da torneira", sublinhou.

O Agrupamento de Escolas de Tábua, no distrito de Coimbra, recebeu as primeiras 1.300 garrafas reutilizáveis no dia 14 de janeiro, antes do segundo confinamento verificado em Portugal por causa da pandemia da Covid-19.

A Águas do Planalto opera no concelho de Tábua (distrito de Coimbra) e nos de Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela (distrito de Viseu) desde 1998, garantindo o abastecimento e distribuição de água a mais de 72 mil pessoas.