Geral

21 de 01 de 2022, 17:03

Agenda

Aguiar da Beira recebe o Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação

Concelho tem a decorrer o primeiro estágio do JWOC 2022, que termina neste domingo

orientação aguiar da beira

Aguiar da Beira recebe este ano o Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação, que decorre de 10 a 16 de julho de 2022.

Além do Mundial, o concelho também recebe dois estágios oficiais e a competição O Meeting.

O anúncio foi feito pela Câmara Municipal. O concelho já recebe, desde 15 de janeiro, o primeiro estágio do JWOC 2022. Durante uma semana, os 160 participantes treinam em terrenos e percursos muito semelhantes aos que vão encontrar no Mundial que decorrerá em julho. O estágio termina já este domingo (dia 23).

Já o segundo estágio oficial vai acontecer de 21 a 29 de maio, culminando com a organização do Aguiar da Beira “O” Meeting nos dias 28 e 29 desse mesmo mês. Esta será a terceira edição da prova também conhecida como ABOM, onde são esperadas centenas de atletas nacionais e internacionais.

A Câmara frisa que, desde setembro de 2021, o concelho recebeu mais de 310 atletas para realizarem estágios da modalidade.

Ao todo, Aguiar da Beira vai receber mais de 310 atletas provenientes dos mais variados países Europeus, incluindo as comitivas das seleções nacionais da Finlândia, Bélgica, Itália, Portugal, Espanha, República Checa, França, Eslovénia, Noruega e Estónia.

A nível local, continuam os treinos semanais de orientação no Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca e também estão disponíveis 10 percursos permanentes de nível fácil e médio para pessoas com pouca ou nenhuma experiência na modalidade.

Também já estão disponíveis percursos permanentes turísticos urbanos em Aguiar da Beira e Dornelas e florestais em Carapito, Cortiçada, Quinta de Açores, Fumadinha, Sequeiros, Gradiz, Barranha e Quinta da Estrada.