Geral

27 de 01 de 2023, 19:02

Diário

António Costa presta contas "olhos nos olhos" e sem "passar culpas", diz o PS/Viseu

Secretário-geral está este sábado em Viseu. PSD quer ouvir as contas de "oito anos sem investimento". Socialistas dizem que o primeiro-ministro não dá "notícias requentadas"

João Azevedo em reunião de Camara

Fotógrafo: Igor Ferreira

“É fácil passar culpas para os outros. António Costa não está a passar culpas para os outros e está aqui em Viseu a falar olhos nos olhos e a prestar contas”, disse esta sexta-feira o deputado João Azevedo a propósito da presença do secretário-geral do PS em Viseu no âmbito da campanha “Prestar Contas”. O socialista desvalorizou as críticas do PSD que afirmou que o primeiro-ministro tem muito que justificar a propósito de investimento no distrito e assinalou que António Costa não está em Viseu para dar “notícias requentadas”, até porque os investimentos “falam por si”.

“Não há sinal de maior confiança do que vir a Viseu prestar contas olhos nos olhos”, sustentou João Azevedo durante o programa Conversa Central da Rádio Jornal do Centro. E o também vereador na autarquia começou por enumerar. “Sobre o Centro de Radioterapia, o concurso já foi lançado e está a andar. O novo hospital Psiquiátrico tem financiamento garantido de mais de 8 milhões de euros no PRR. As Urgências, atrasadas, estão para ser abertas nos próximos meses. Estamos a falar num investimento global só na área da saúde hospitalar de cerca de 50 milhões de euros. É uma coisa efetiva e resolvida”, disse.

Quanto à questão do IP3, o socialista admitiu que se trata de “uma ferida enorme que trespassa gerações e governo e que nos incomoda”. “A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está-se a manifestar relativamente à avaliação de impacte ambiental do projecto que foi entregue e esperamos que nas próximas semanas a APA e a Infraestruturas de Portugal possam chegar a um entendimento para que isso possa induzir a possibilidade do Ministério das Finanças fazer o lançamento do concurso entre Viseu e a zona da Barragem da Aguieira. Isto é uma consequência de trabalho de muitos anos, que é tarde, que já deveria estar feito, mas está a acontecer”, reiterou.

Já sobre a ferrovia, João Azevedo disse que não é uma miragem. “Toda a gente se esqueceu da ferrovia estes anos todos e o que é certo é que no primeiro documento do Plano Ferroviário Nacional já lá está a ferrovia para Viseu. Se isto tivesse acontecido há 30 anos hoje estaríamos a discutir noutro patamar o tema da ferrovia”, acrescentou.

António Costa vai estar este sábado, a partir das 17h00, no Pavilhão Multiusos de Viseu, isto quando passa um ano das legislativas que deram maioria absoluta ao PS.

A Comissão Política Distrital do PSD de Viseu lamenta que o primeiro-ministro de Portugal venha a Viseu fazer a festa de um ano de mandato quando “durante oito anos esqueceu, de forma deliberada, o Distrito e tudo fez, e continua a fazer, para que a Viseu não cheguem as obras e os investimentos estruturantes ao seu desenvolvimento”.

“São oito anos de governo Socialista sem uma obra para apresentar em Viseu e em todo o distrito. São oito anos a ignorar a conclusão da obra de requalificação do IP3, a conclusão do Centro de Ambulatório de Radioterapia do Hospital de Viseu, o Centro Oncológico de Viseu, a Unidade de Psiquiatria de Viseu, mais médicos para o Distrito, a execução do IC 26, a construção da nova Barragem de Fagilde, a ferrovia em Viseu, os investimentos nos regadios e tantas obras essenciais para caminharmos para o patamar de desenvolvimento que o distrito deseja e merece”, apontaram, por seu lado, os sociais-democratas.