Distrito de Viseu com alerta amarelo até às 21h00 por causa da chuva
As previsões apontam para uma pequena descida da temperatura máxima no Centro e Sul e períodos de céu muito nublado
O Movimento dos Trabalhadores em Arquitetura realiza, este sábado (19 de fevereiro) em Viseu, uma reunião de trabalho com vista à criação de um sindicato que represente a classe.
A organização procura reunir contributos e conhecer as diferentes realidades dos trabalhadores da arquitetura. O encontro acontece às 15h30 de sábado no CAOS - Casa d'Artes e Ofícios.
“O Movimento fez, no passado dia 9, três anos desde a sua primeira reunião no Porto e foi-se desenvolvendo através de uma organização coletiva. E considerámos que a formação de um sindicato seria necessária”, explicou ao Jornal do Centro João Gonçalves membro do movimento.
O grupo quer criar o sindicato no final de abril, num processo iniciado há um ano. João Gonçalves refere que já foram realizados encontros em Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra.
Neste sábado, além de Viseu, também está agendada uma outra reunião em Covilhã, com a realização prevista de novos encontros em Braga, Faro e Évora.
João Gonçalves diz que a maioria dos trabalhadores da arquitetura que trabalham por conta de outrem “estão numa falsa independência”. Mais de 80 por cento “estão dependentes de uma empresa e com condições de trabalho que não garantem os mínimos”, acrescenta.
“Falamos de uma média salarial à volta dos 870 euros, abaixo da média nacional. É cerca de metade da média de um licenciado em Portugal e, para empregos altamente qualificados, não nos permite ter uma vida digna”, afirma.
João Gonçalves alerta também para o aumento do custo de vida destes profissionais, que tem vindo a agravar nas diversas cidades.
Além da precariedade, as mulheres que trabalham na área enfrentam ainda maiores obstáculos na contratação e progressão na carreira, sendo que, em média, os seus salários são 30 por cento inferiores aos dos seus colegas.
As previsões apontam para uma pequena descida da temperatura máxima no Centro e Sul e períodos de céu muito nublado
O projeto conta com uma equipa de professores, especialistas, parceiros do tecido empresarial, do ensino superior e de entidades e...
Biblioteca recebe as primeiras obras desde que foi inaugurada há 20 anos na Casa dos Guedes. Investimento na reabilitação dos alça...