Geral

30 de 08 de 2021, 15:50

Diário

Capitão de Abril homenageado na sua terra natal em Moimenta da Beira

Coronel Diamantino Gertrudes da Silva, falecido em 2018, já tem um busto e um largo dedicados à sua memória em Alvite

busto gertrudes da silva alvite moimenta da beira

O ex-capitão de Abril, Diamantino Gertrudes da Silva, foi homenageado no passado domingo (29 de agosto) em Alvite, a terra natal do militar que morreu em 2018 aos 75 anos e que comandou as tropas que saíram do Regimento de Infantaria 14, em Viseu, em defesa da Revolução dos Cravos.

Foi no concelho de Moimenta da Beira que decorreu a homenagem, onde foi inaugurado um busto dedicado à sua memória, feito pelo escultor José António Nobre. Já o antigo Parque da Neta passou a chamar-se Parque da Liberdade Coronel Diamantino Gertrudes da Silva.

Segundo a Câmara de Moimenta da Beira, durante a cerimónia, foi feita a bênção da escultura no largo onde foi colocada, depostas flores e proferidos discursos oficiais, incluindo o de Pedro Souto, filho de Diamantino Gertrudes da Silva.

O tributo teve guarda de honra ao longo de toda a cerimónia por uma secção de militares do Regimento de Infantaria 14, constituída por um sargento e seis praças.

Também marcaram presença o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, a presidente da Assembleia Municipal, Teresa Adão, e o coronel Aprígio Ramalho, em representação da Associação 25 de Abril; além do tenente-coronel Paulo Almeida, comandante em suplência do Regimento de Infantaria 14, e familiares de Diamantino Gertrudes da Silva, entre outras figuras.

Gertrudes da Silva ingressou na Academia Militar em 1963, seguindo a carreira de oficial do Exército na Arma de Infantaria. Cumpriu duas comissões na Guerra Colonial em Angola e na Guiné.

Dois anos depois da Revolução dos Cravos, matriculou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, licenciando-se em História em 1980. Até à sua morte, esteve envolvido numa intensa atividade cívica, apresentando comunicações em várias instituições, nomeadamente em escolas, para os mais jovens. Foi ainda autor de livros.