Geral

27 de 01 de 2023, 18:12

Diário

Freguesia de Côta ganhou a Rota dos Presépios de Viseu

Câmara anunciou os vencedores da última edição do concurso que decorreu durante o Natal. Silgueiros e Abraveses completam o pódio

presépio natal freguesia da côta

Fotógrafo: Facebook/Freguesia da Côta - Viseu

A freguesia de Côta foi a grande vencedora da última edição da Rota dos Presépios de Viseu, que teve lugar no último Natal. O anúncio foi feito esta sexta-feira pela Câmara Municipal. Silgueiros e Abraveses ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Enquanto Côta recebeu 1.250 euros de prémio pelo seu presépio (ver foto), Silgueiros e Abraveses ganharam 1.000 e 700 euros.

A Rota dos Presépios é uma iniciativa organizada pela Câmara de Viseu, em parceria com as juntas de freguesia, com o objetivo de promover e revitalizar a tradição cultural dos presépios e incentivar práticas coletivas nas comunidades. Para esta edição participaram todas as 25 freguesias do concelho viseense.

O júri do concurso foi composto pela artista Ana Seia de Matos, pela coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio, e pelo fotógrafo profissional José Alfredo.

“A criatividade na conceção e nos materiais utilizados, a inclusão de marcas identificativas da Freguesia e a inovação introduzida nos materiais utilizados para a produção dos Presépios foram alguns dos critérios levados em conta pelo júri”, sublinhou a Câmara de Viseu.