Geral

27 de 05 de 2022, 15:35

Diário

Crianças de Penalva do Castelo plantam flores nas escolas

Projeto “Florir Penalva” apela ao contributo da comunidade local para a doação de estacas de sardinheiras, que serão depois colocadas em espaços públicos do concelho

penalva do castelo plantação flores

Fotógrafo: D.R./Câmara de Penalva do Castelo

As crianças do pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo participaram esta semana numa plantação de flores, no âmbito do projeto “Florir Penalva”.

A Câmara diz que lançou o desafio ao Agrupamento local e ele foi aceite. Segundo a autarquia, foi solicitado a cada criança “que pudesse contribuir com uma estaca de sardinheira, uma espécie tradicional dos jardins familiares locais, de forte resistência e que floresce grande parte do ano”.

Na escola sede do Agrupamento, as crianças colocaram a “mão na terra” e procederam à plantação das estacas na zona envolvente à estufa escolar, “onde irão permanecer até serem transplantadas para espaços públicos do concelho”. Outras crianças plantaram nos jardins de infância do concelho.

“Os pequenos jardineiros terão a oportunidade de fazer visitas periódicas às plantações e acompanhar o desenvolvimento das plantas, processo que culminará com a transplantação”, acrescenta o município de Penalva.

A iniciativa é alargada à comunidade local. A Câmara apela por isso ao contributo “através da doação e entrega de estacas de sardinheiras, na escola sede do agrupamento, de modo a contribuir para uma palete mais diversificada de cores e de embelezamento do concelho”.

“Pretende-se, através desta iniciativa, promover o sentimento de pertença, bem como sensibilizar e envolver as gerações mais jovens e a comunidade em geral para a importância do papel de cada um na preservação dos espaços públicos, tornando as localidades com mais cor, mais vida e mais atrativas”, finaliza.