Geral

15 de 10 de 2021, 15:43

Diário

Custo dos bens pode aumentar por causa dos combustíveis, alerta ANTRAM

Presidente da associação e administrador da Patinter diz que é preciso alertar a população para o aumento das tarifas das transportadoras face à subida dos preços dos combustíveis

patinter camião 2 genérico

Fotógrafo: D.R.

O presidente da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Pedro Polónio, diz que os valores que as transportadoras cobram poderão aumentar por causa da subida do preço dos combustíveis.

A afirmação surge numa altura em que os preços chegaram esta semana a valores nunca antes alcançados, tendo atingido mesmo os 2 euros por litro na gasolina.

Em declarações ao Jornal do Centro, Pedro Polónio admite que vai ser mais difícil assegurar o pagamento dos salários aos camionistas e defende que é preciso alertar a população para o risco do aumento dos custos do transporte de bens.

“Não há outra forma. Não é possível acomodar aumentos salariais como estamos a acomodar nos últimos anos e que já estão previstos no Orçamento do Estado com o aumento do salário mínimo, em que o nosso setor está indexado, bem como estes aumentos desmesurados e completamente despropositados dos combustíveis, sendo estes os principais custos da nossa atividade. É preciso preparar a nossa sociedade para que não seja apanhada de surpresa”, diz.

O também administrador da empresa de transportes Patinter, que tem sede em Mangualde, deixa ainda um apelo ao Governo. Pedro Polónio diz que o executivo de António Costa tem de responder às reivindicações da ANTRAM feitas em nome do setor.

“Mantivemos contactos antes do verão com as medidas que nós gostaríamos de ver contempladas em sede do Orçamento do Estado e têm impacto neutro para o próprio Governo”, diz.

Segundo o presidente da ANTRAM, essas medidas abrangem sobretudo as ajudas específicas de desenvolvimento para o setor dos transportes de mercadorias “que são extremamente importantes para ajudar as empresas numa altura tão complexa”.

Já o dirigente da delegação de Viseu da Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros alertou para um setor em crise. Em afirmações ao Jornal do Centro, Joaquim Cantão disse que as tarifas nos táxis já não sofrem alterações há cinco anos e que este poderia ser o momento de aumentarem.

No entanto, o dirigente diz que estão a aguardar mais indicações.

Entretanto, Viseu vai receber este fim de semana protestos contra o aumento recente dos preços dos combustíveis.

O partido Iniciativa Liberal vai dinamizar este domingo (17 de outubro) às 10h30 um desfile apeado em protesto na Avenida da Europa, protestando contra as subidas dos preços. A concentração terá lugar no parque junto à Rotunda Cibernética.

Segundo um site da Direção-Geral da Energia e Geologia, os preços da gasolina 98 em alguns postos de abastecimento da região de Viseu atingem agora no máximo os 1,999 euros por litro.