Geral

23 de 06 de 2022, 11:45

Diário

Ruas deixa lugar da CIM à disposição por causa de dupla inauguração de estrada

Presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões não gostou da realização de uma segunda inauguração da Estrada Municipal 604, em Germil (Penalva do Castelo), para o qual não foi convidado

Fernando Ruas fala sobre as obras no IP3

Fotógrafo: Igor Ferreira

O presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, colocou o lugar à disposição. Em causa, está uma dupla inauguração da Estrada Municipal 604, em Germil, no concelho de Penalva do Castelo, que faz a ligação à Estrada Nacional 391-1.

O anúncio foi feito na última quarta-feira, em reunião na CIM, onde foi abordado o tema. Esta quinta-feira (23 de junho), em reunião do executivo da autarquia de Viseu, Ruas voltou a falar sobre o assunto.

A nova via, que custou 400 mil euros, foi executada pela CIM. Na primeira inauguração, a 25 de maio, estiveram presentes Fernando Ruas e também os autarcas de Penalva do Castelo (Francisco Carvalho), Mangualde (Marco Almeida) e a presidente da Junta de Freguesia de Germil (Marlene Lopes).

Já a 12 de junho, houve um novo corte de fita presenciado pelos mesmos autarcas, eleitos pelo PS, à exceção de Fernando Ruas, que não foi convidado. Quem recebeu o convite foi o deputado socialista e vereador da oposição na autarquia viseense, João Azevedo. Também nesta segunda inauguração, esteve presente o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, José Morgado.

Fernando Ruas não gostou da situação e colocou assim o lugar de presidente da CIM à disposição. Na sua intervenção durante a reunião da Câmara, Fernando Ruas lembrou que foi solicitado em nome da CIM para fazer a inauguração da estrada e disse que o que se passou não foi o mais correto. “Perante esta situação, não tinha outro remédio senão pôr o lugar à disposição, correndo o risco de amanhã me pedirem para fazer outra inauguração e depois virem atrás”, afirmou.

O autarca do PSD disse ainda que não podia tolerar situações deste género. Mesmo assim, Ruas garantiu que está a reconsiderar a demissão.

“Estou apenas a reconsiderar porque fui eleito por unanimidade na CIM e porque os colegas todos pediram-me para reconsiderar, inclusive os dois colegas que estiveram na inauguração e que me pediram desculpa. É uma atitude que me leva a reconsiderar, mas não tolero situações destas”, concluiu.

João Azevedo diz que foi apenas convidado
Já João Azevedo, que esteve presente na reunião de Câmara, afastou qualquer polémica, dizendo que foi convidado para estar presente na segunda inauguração.

“Fui convidado para estar presente num espaço público para fazer uma festa com o facto de aquela obra ter sido edificada”, afirmou. O socialista também devolveu as críticas a Ruas, dizendo que os vereadores de oposição não têm sido convidados para estarem presentes na maioria das iniciativas da Câmara de Viseu.

Autarcas defendem-se
Ao Jornal do Centro, a presidente da Junta de Freguesia de Germil, Marlene Lopes, explicou que a festa foi feita para que os habitantes da freguesia pudessem participar, já que esperavam por esta estrada há 30 anos, e que a CIM marcou a inauguração "a uma quarta-feira, às quatro da tarde".

A autarca disse ainda que tentou que a inauguração fosse conjunta. “Tentámos conciliar agendas, uma vez que é uma obra com tanta relevância para a freguesia, sucede que a CIM não arranjou agendamento ao fim de semana. Para nós o importante é que está ali a obra que defende as necessidades e a segurança das pessoas que utilizam aquele espaço”, afirmou.

Marlene Lopes garantiu que, na inauguração, estiveram presentes “todas as pessoas que fizeram parte do processo de execução e negociação” da obra, lembrando que, na primeira inauguração, Fernando Ruas “disse que teve um contributo escasso para o processo porque apanhou a reta final”.

Já o presidente da Câmara de Penalva do Castelo, o socialista Francisco Carvalho, disse apenas que o caso foi tratado no local próprio, isto é, na CIM.

Também ouvido pelo Jornal do Centro, o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, fala de um “não-assunto” mas garante que não pediu desculpa por ter ido à festa organizada pela Junta de Germil. O autarca considera que não houve, da parte da presidente da junta, “intenção sequer de fazer uma segunda inauguração”.

Marco Almeida garante que mantém a confiança em Fernando Ruas. “Nem vale a pena sequer criarmos um caso que não merece que percamos grande tempo com isto. O presidente da CIM tem o voto de confiança da Câmara de Mangualde, como teve no início, e transmiti-lhe que desvalorizasse isto porque não faz sentido estar a valorizar um não-assunto”, diz.

Inauguração da estrada municipal 604

Fotógrafo: Igor Ferreira


segunda inauguração estrada germil

Fotógrafo: D.R./Freguesia de Germil