Geral

20 de 11 de 2023, 14:23

Diário

Escola de Hotelaria de Lamego certificada pela Organização Mundial de Turismo

Organização Mundial de Turismo certificou todos os cursos de especialização tecnológica do estabelecimento de ensino de Lamego

escola hotelaria lamego

Fotógrafo: Facebook/Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego

A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego (EHTDL) recebeu recentemente uma distinção da Organização Mundial do Turismo (OMT), que certificou todos os seus cursos de especialização tecnológica.

No âmbito do processo de certificação, os representantes da OMT visitaram a Escola de Hotelaria do Douro-Lamego para renovar a certificação dos cursos de Gestão e Produção de Cozinha e de Gestão de Restauração e Bebidas e também para atribuir uma nova certificação para os Cursos de Gestão e Produção de Pastelaria e de Gestão Hoteleira e Alojamento.

“Esta certificação reconhece a qualidade da formação na rede de Escolas do Turismo de Portugal e reconhece as ações de melhoria realizadas no processo de ensino-aprendizagem dos seus formandos”, realça em comunicado a direção da EHTDL.

A OMT reconhece a educação, formação técnica e investigação são reconhecidas pela Organização Mundial do Turismo como um dos mais importantes pilares que asseguram a sustentabilidade e competitividade no setor.

A EHTDL assinala esta segunda-feira os 20 anos de atividade e diz que, desde a criação em 2000, tem “desempenhado um papel vital na formação e desenvolvimento de profissionais altamente qualificados” para o turismo da região.

“Estamos extremamente orgulhosos do que alcançamos ao longo destes 23 anos. Foram 23 anos a formar profissionais, 23 anos a formar pessoas. Este aniversário não é só nosso, é também dos nossos alunos, do nosso colaborador, da cidade de Lamego e de toda a região duriense”, disse o diretor Miguel Duarte.

Estima-se que ainda faltem cerca de 45 mil pessoas para trabalhar no turismo. Segundo a escola, um dos objetivos da estratégia para o turismo até 2026 passa por “aumentar em 20% o número de pessoas a trabalhar no setor”.

Apesar de estabilizado o número de alunos que entram nos cursos, a EHTDL enfrenta o desafio de responder às necessidades do mercado de emprego e admite que a procura de formação “não tem acompanhado o crescimento e desenvolvimento num setor que continua a prosperar e está a proporcionar imensas oportunidades de emprego e de carreira”.