Geral

15 de 10 de 2021, 16:17

Diário

Escolíadas regressa em 2022. Organização espera participação de escolas de Viseu

Evento irá decorrer a partir da primavera do próximo ano. Inscrições estarão abertas a partir de finais de outubro

escoliadas escola tondela teatro

O concurso escolar Escolíadas regressa na primavera de 2022, depois de uma paragem forçada de dois anos imposta pela pandemia da Covid-19.

Esta vai ser a 31.ª edição do certame que junta escolas da região Centro, incluindo do distrito de Viseu.

Em comunicado, a organização diz que “espera um número de inscritos superior a dois mil alunos e professores oriundos de mais de 20 escolas secundárias e similares dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu”.

O Escolíadas é composto por provas de teatro, música, dança, artes plásticas, cultura geral e claques. O presidente da associação organizadora do evento, Cláudio Pires, lembra na nota que o objetivo passa pela “inclusão da arte na educação, através da educação não formal”.

O concurso pretende oferecer “um espaço de experimentação artística e cultural aos alunos do ensino secundário, facultando-lhes acesso às melhores salas de espetáculos da região, disponibilizando todos os meios humanos e materiais da associação e das respetivas salas, proporcionando oportunidades únicas a todos os envolvidos no projeto”, acrescenta.

Para a edição de 2022, estão já confirmados espetáculos na Figueira da Foz, Ílhavo e Mealhada.

Segundo a organização, as inscrições para as escolas irão abrir até ao final deste mês de outubro, prolongando-se até janeiro de 2022.

Em 2019, Viseu chegou a receber a finalíssima do Escolíadas, que decorreu no Pavilhão Multiusos.