Micaela Costa

31 de 07 de 2021, 22:07

Diário

“Família e amigos, estamos a chegar!”

Milhares de emigrantes regressam por estes dias a Portugal. Na fronteira de Vilar Formoso encontrámos quem tivesse como destino os concelhos de Carregal do Sal, Sátão e São Pedro do Sul

Entrada e emigrantes na fronteira de Vilar Formoso

Fotógrafo: Igor Ferreira

Já há dois anos que Patrícia Sousa, Ricardo Sousa e os filhos Joana e Ricardo não vinham a Portugal. A “culpa” foi da pandemia e da vontade em quererem proteger a saúde dos seus.

Com um ar visivelmente cansado, de quem se fez à estrada às três da manhã, depois de um dia de trabalho, confessam que só querem mesmo é “chegar a casa”. E quando lá chegarem, a Carregal do Sal, terra natal de Patrícia, terão percorrido dois mil quilómetros. Ao volante está Ricardo, natural de Vila Real, que nos conta que vêm de Zurich, na Suiça.

Cruzamo-nos com esta família a caminho do carro, quando também nós regressávamos a Viseu depois de termos acompanhado a ação de sensibilização rodoviária "Sécur'été 2021 - Verão em Portugal", na fronteira de Vilar Formoso.

Patrícia tem 32 anos, Ricardo 37, e são segunda geração de emigrantes. “Fui muito pequena com os meus pais. Nós já somos segunda geração de emigrantes”, conta Patrícia. No banco de trás seguem Joana, de 14 anos, e Ricardo, de 10. Dizem que gostam de vir a Portugal, “mas para passar férias”, atiram enquanto se ajeitam para seguir viagem.

Muito provavelmente por esta hora Patrícia, Ricardo e os filhos Joana e Ricardo já terão visto os seus. Já terão amenizado a saudade. Pela frente, têm três semanas de férias. “Mas é muito pouco”, desabafam.

Durante as várias horas que estivemos em Vilar Formoso centenas de carros atravessaram a fronteira. Num deles, que foi mandado parar por um elemento da GNR, que explicou que estava ali a decorrer uma ação de sensibilização, seguiam Joaquim Ferreira e Maria Oliveira. Vinham de Pau, França, saíram às cinco da manhã. O destino é Avelal, no concelho de Sátão. Confessam que vão com “pressa” pois no banco de trás segue a mãe de Maria Oliveira, “uma senhora já com alguma idade”. Agradecemos e desejamos boa viagem.

Muitos dos que atravessam a fronteira não param, no pensamento já só está a chegada. Mas há quem opte por parar por ali “para comer qualquer coisa” antes de seguir. Anabela Gomes, o marido Valentim Gomes e o primo João Serra são uma dessas famílias. Contam que vêm de Paris, “com saudades da família e amigos” que vão agora rever em Manhouce, São Pedro do Sul.

Quando perguntamos se o regresso a Portugal esteve “ameaçado” pela pandemia, apressam-se a contar-nos que já estão todos vacinados e que isso também os deixa mais tranquilos. Anabela e Valentim estão em Paris há 30 anos, João há 15.

Três histórias, de três famílias emigrantes, que serão certamente muito parecidas a tantas outras. Naquela fronteira, e em todas as outras, passam por estes dias milhares de emigrantes. Na cabeça uma frase que se repete desde o quilómetro zero: “Família e amigos, estamos a chegar!”

Entrada e emigrantes na fronteira de Vilar Formoso

Fotógrafo: Igor Ferreira


Entrada e emigrantes na fronteira de Vilar Formoso

Fotógrafo: Igor Ferreira


Entrada e emigrantes na fronteira de Vilar Formoso

Fotógrafo: Igor Ferreira