Geral

05 de 04 de 2021, 19:14

Diário

Feira do Pastor e do Queijo regressa a Penalva do Castelo a 17 de abril

Certame será este ano diferente por causa da pandemia da Covid-19

penalva do castelo centro

A Feira do Pastor e do Queijo de Penalva do Castelo vai decorrer este ano a 17 de abril. A decisão foi tomada pela Câmara Municipal, que volta a organizar este evento.

A feira, que costumava decorrer em dois dias, foi encurtada para apenas um dia. O presidente da Câmara de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, diz que o certame será este ano diferente por causa da pandemia da Covid-19 e das regras da Direção-Geral da Saúde.

Segundo o autarca, a feira vai decorrer ao ar livre nas praças Magalhães Coutinho e do Município, com um grande espaço de venda para poder dispersar o público e os produtores.

“Vamos dispersar os produtores do queijo, do vinho, da doçaria e do fumeiro para não haver muito fluxo de pessoas no mesmo espaço. A feira será feita ao ar livre com muito espaço para as pessoas não estarem umas às outras”, explica.

Francisco Carvalho realça que o objetivo da Feira do Pastor e do Queijo passará por promover o que considera ser a “trilogia de excelência” da gastronomia de Penalva do Castelo: a maçã, o vinho e o queijo.

“Vamos promover a venda do queijo Serra da Estrela, do vinho do Dão, do nosso fumeiro e da maçã Bravo de Esmolfe, porque há uma reserva da Câmara Municipal para que quem nos visite possa adquirir esta trilogia de excelência”, diz.

O presidente da autarquia recorda que ele e o executivo que lidera tem tido como política promover a gastronomia local e assume que o cenário seria diferente se não houvesse a Feira do Pastor e do Queijo. “É política deste executivo promover estes produtos endógenos e não ficaria bem se, em 2021, não houvesse a Feira do Pastor do Queijo. É este o motivo que nos leva a realizar este evento”, remata.