Geral

08 de 09 de 2021, 11:57

Diário

Feriado municipal celebrado de forma simbólica em Mangualde

Esta quarta-feira, comemora-se o dia da Nossa Senhora do Castelo. Missa comemorativa é feita à distância

igreja-nossa-senhora-castelo-mangualde

O concelho de Mangualde celebra esta quarta-feira (8 de setembro) o seu feriado municipal.

O dia é assinalado em honra da Nossa Senhora do Castelo de forma simbólica com um formato evocativo devido à pandemia.

O presidente da Câmara, Elísio Oliveira, diz que o dia de hoje está a ser assinalado de uma forma simbólica. “O programa está impactado pelas restrições da pandemia que ainda têm alguma atividade e está circunscrita de uma forma minimalista”, afirma.

A missa comemorativa da Senhora do Castelo é feita à distância. O mesmo aconteceu com o terço que ocorreu na terça-feira (dia 7).

O autarca sublinha que Mangualde tem recebido uma programação cultural também marcada pelas restrições por causa do novo coronavírus. “Nós temos tido um programa condicionado pelo registo da pandemia que ainda vivemos. Tivemos peças de teatro, música e magia antes do feriado e teremos também depois do feriado”, frisa.

O feriado municipal é assinalado a semanas das autárquicas. Elísio Oliveira vai sair da Câmara após as eleições. O presidente da autarquia destaca os projetos que têm sido avançados pelo atual executivo.

“Temos muita coisa em curso”, afirma, frisando as obras da recuperação do Cine Teatro Império. “Vamos arrancar entre esta semana e o início da próxima”, revela Elísio Oliveira, que também destaca o projeto de regeneração dos espaços verdes.

Segundo o portal Pordata, Mangualde tem atualmente uma população de 18.524 habitantes. O concelho é conhecido pelo seu complexo industrial, que inclui a fábrica automóvel da antiga PSA (hoje Stellantis).