Geral

23 de 09 de 2021, 15:37

Diário

GNR chamada para acalmar 'ânimos' na Junta de Povolide

PS queria que o público assistisse à reunião, mas a maioria PSD determinou que só os 12 membros eleitos poderiam estar na sessão

sede junta de povolide viseu

A poucos dias das eleições autárquicas, a confusão instalou-se no início desta semana na última reunião da Assembleia de Freguesia de Povolide, no concelho de Viseu.

Militares da GNR tiveram de se deslocar na noite da passada segunda-feira (20 de setembro) à sede da Junta de Freguesia local, depois de ter havido desentendimentos antes do arranque dos trabalhos da Assembleia.

Segundo avançou esta quinta-feira (dia 23) o Jornal de Notícias, a oposição PS em Povolide queria que o público assistisse à reunião, mas a maioria PSD determinou que só os 12 membros eleitos da Junta e da Assembleia poderiam comparecer à sessão juntamente com sete habitantes da freguesia.

O executivo da Junta justificou a sua posição com um parecer das autoridades de saúde face à pandemia. Daí, a confusão instalou-se e a GNR foi chamada ao local.

O candidato à Junta pelo PS e membro da Assembleia de Freguesia, Fernando Florentino, caraterizou a situação como uma “autêntica ditadura”.

“Disseram-nos que só entravam os membros do PS (três), mais duas pessoas por causa da pandemia. Eu lembrei que a convocatória não dizia isso e gerou-se uma grande confusão”, contou o socialista.

Fernando Florentino acrescenta que, perante a situação, a oposição decidiu não participar na reunião em protesto.

O atual presidente da Junta de Povolide, José Fernandes, devolve as críticas, acusando a oposição socialista de ter “armado banzé”, argumentando que a sua comitiva, composta por cerca de 30 pessoas, não podia entrar na reunião.

José Fernandes acrescenta que a GNR foi chamada após terem ameaçado “arrombar a porta e com porrada”. A força policial não registou qualquer queixa e esteve em Povolide até ao fim da sessão.