Geral

24 de 06 de 2022, 17:50

Diário

GNR deteve mais de 1.000 pessoas no distrito de Viseu em 2021

Violência doméstica foi o crime mais participado pelos militares. Na cerimónia solene de aniversário da presença da GNR no distrito, em Lamego, foi também lembrada a urgência de obras em alguns quartéis da região

GNR desfile lamego 24 06 2022

Fotógrafo: D.R.

A GNR deteve, no ano passado, mais de 1.000 pessoas e efetuou mais de 68 mil patrulhas no distrito de Viseu. A violência doméstica foi o crime mais participado pelos militares.

Os dados foram revelados esta sexta-feira (24 de junho) pelo comandante distrital da GNR, o coronel Vítor Assunção, nas comemorações do 13.º aniversário do Comando Territorial de Viseu e dos 103 anos de presença da Guarda no distrito, que este ano decorrem em Lamego.

Na sua intervenção, o comandante disse que, ao todo, a GNR fez “68.752 patrulhas, percorrendo 3.883.141 quilómetros, dos quais resultaram na elaboração de 5.640 autos de notícia por crime e 28.781 por contraordenação e na detenção de 1.062 pessoas”.

“A violência doméstica é o ilícito criminal mais participado, com o registo de 618 crimes correspondentes a 10,96 por cento da criminalidade registada pela GNR no distrito de Viseu”, acrescentou. Já na sinistralidade rodoviária, disse Vítor Assunção, a GNR teve “um acréscimo de 388 acidentes”, enquanto o número de vítimas mortais “foi o mais baixo dos últimos cinco anos”.

A GNR está presente nos 24 concelhos do distrito e vigia 99 por cento da área do distrito. Também na sessão solene, o comandante da Unidade de Intervenção da GNR, o brigadeiro general Paulo Jorge Alves Silvério, lembrou a urgência de obras nos postos de Cinfães e de Vila Nova de Paiva, à espera de serem remodelados.

“Um serviço público de qualidade prestado nos nossos quartéis também depende das devidas condições. Estou ciente do interesse em consolidar o processo de remodelação de alguns quartéis, nomeadamente os postos de Cinfães e Vila Nova de Paiva. Agradecemos o empenho e estou certo que, em breve, se iniciarão as obras”, frisou.

As celebrações dos 13 anos do Comando Territorial de Viseu da GNR e dos 103 anos de presença da Guarda Nacional Republicana no distrito terminam este sábado (dia 25), com um concerto da Orquestra de Câmara da GNR no Teatro Ribeiro Conceição.

A GNR de Viseu possui 30 quartéis no distrito e é constituída por 857 militares e 62 civis.