Micaela Costa

31 de 07 de 2021, 17:05

Diário

Há “três conselhos importantes” na hora de dar as boas-vindas aos emigrantes

Ação de sensibilização na fronteira de Vilar Formoso pretende alertar emigrantes que começam a chegar em força

Berta Ferreira Milheiro Nunes

Fotógrafo: Igor Ferreira

Segurança máxima na estrada, respeito pelas regras Covid e ter atenção aos recursos florestais, evitando incêndios foram os três conselhos que dezenas de emigrantes ouviram na manhã deste sábado (31 de julho) na fronteira de Vilar Formoso.

Numa altura em que “os filhos da terra” começam a chegar em força a Portugal, a associação de jovens lusodescendentes Cap Magellan realizou a habitual campanha de sensibilização rodoviária "Sécur'été 2021 - Verão em Portugal".

A iniciativa, levada a cabo na principal fronteira terrestre de Portugal, contou com a participação da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, entre outros responsáveis.

Numa das abordagens feita às centenas de carros que esta manhã passaram por Vilar Formoso, no concelho de Almeida, Patrícia Gaspar deixou três “mensagens importantes”.

“Primeiro, segurança máxima na estrada, sempre com respeito pelas regras da segurança rodoviária, circulação, etc. Regras covid: estamos gradualmente num processo de desconfinamento, mas é importante manter todas as regras que já são sobejamente conhecidas, a etiqueta respiratória, distanciamento social, etc. E, por fim, se forem para os espaços rurais, zonas florestais, não utilizar fogo para evitar termos incêndios florestais e, assim, conseguirmos todos ter um verão em segurança”, alertou.

Já a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, foi alertando para a importância da vacinação estar completa nesta fase, “para que todos possam conviver com alguma segurança”. Numa das abordagens, a um casal que chegava do Reino Unido, destacou o “bom avanço” da vacinação em Portugal.

Em declarações aos jornalistas, a governante disse que os emigrantes foram informados para que “viessem vacinados, se tivessem essa possibilidade, porque é a forma mais segura de se protegerem a eles e aos seus familiares com quem certamente quererão estar” e que “tivessem o cuidado de cumprir as regras, para que toda a gente esteja segura, e que desfrutem das suas férias”.

Segundo as forças de segurança, há este ano “um aumento” de emigrantes a passar a fronteiro, contudo “sem constrangimentos” na circulação.