Geral

27 de 01 de 2022, 18:06

Diário

Homem confessa em Tribunal que matou por causa de acesso a terrenos

Arguido mostrou-se arrependido. Vítima foi morta com tiro de caçadeira. Filha assistiu a tudo

Tribunal

O homem que matou um outro indivíduo em Valença do Douro, no concelho de Tabuaço, em abril do ano passado, confessou o crime perante o Tribunal e disse estar arrependido. A confissão foi feita esta quinta-feira (27 de janeiro) no arranque do julgamento que está a decorrer em Viseu.

O crime ocorreu na sequência de desavenças constantes por causa de acessos a terrenos agrícolas. A vítima e o alegado homicida andavam desavindos há cerca de dois anos e, a 5 de abril de 2021, a discussão acabou na morte de Armando Barbosa, de 61 anos, que levou um tiro de caçadeira no pescoço. A filha da vítima assistiu a tudo e foi quem chamou o socorro. Ainda tentou estancar o sangue do pai, mas já não conseguiu salvá-lo.

Agora, o arguido Fernando Augusto, de 75 anos, não só confessou o crime, como se mostrou arrependido perante o coletivo de juízes. “Isto é uma desgraça para a minha vida”, disse em Tribunal. O idoso lamentou ter matado Armando Barbosa e ainda de, com isso, ter dado cabo da sua própria vida.

“Foram duas tragédias por um bocado de terreno. Se fosse hoje preferia ter ficado sem o terreno todo. Não há nada que justifique matar”, admitiu.

Fernando Augusto está acusado dos crimes de homicídio qualificado agravado por uso de arma de fogo, homicídio qualificado na forma tentada agravado pelo uso de arma de fogo e posse de arma proibida. Na altura do crime, abandonou o local, mas acabou, mais tarde, por contactar a GNR e entregar-se.