Geral

28 de 11 de 2022, 16:36

Diário

Hospital de Coimbra indemniza mulher de Viseu que esteve quatro anos com compressa num pulmão

Paciente recebeu 36 mil euros após acordo judicial com unidade hospitalar

Hospital Coimbra

Uma mulher, natural do distrito de Viseu, esteve quatro anos com uma compressa num pulmão. O Hospital de Coimbra pagou-lhe uma indemnização de 36 mil euros.

A notícia é avançada pela TVI/CNN Portugal, que diz que o hospital terá deixado a gaze no pulmão esquerdo da paciente e que esse erro clínico terá levado à remoção de parte do órgão da mulher. O caso remonta ao ano de 2012.

Segundo os dois meios de comunicação, a mulher descobriu que tinha uma massa num pulmão no Hospital de Viseu, onde fez um TAC e uma biópsia, que se revelou inconclusiva.

A doente foi depois encaminhada para o serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). No hospital da cidade dos estudantes efetuou nova biópsia, em bloco operatório e com anestesia geral, tendo os médicos concluído que teria um linfoma pulmonar.

A mulher fez depois tratamentos de quimio e radioterapia durante quatro anos, mas a massa não desapareceu. Os clínicos acreditavam que isso se deveria a sequelas relacionadas com as curas médicas.

O Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, num relatório pericial, citado pela TVI/CNN Portugal, diz que a remoção do lobo superior esquerdo foi causada pela presença da compressa.

O caso chegou ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra, mas não houve julgamento após ter sido alcançado um acordo entre a paciente e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que pagou uma indemnização à doente de 36 mil euros.

Numa resposta ao Jornal do Centro, o CHUC diz que “impugnou os factos alegados” pela defesa da mulher, tendo o processo sido extinto após ter-se chegado a um acordo judicial.

“Nos presentes autos não foi proferida sentença, nem condenatória, nem absolutória, e consequentemente não foram dados como provados quaisquer factos alegados pelas partes”, conclui o hospital.