Geral

17 de 06 de 2021, 18:02

Diário

Hospital de Viseu recebeu mais de 1.600 doentes Covid-19 desde o início da pandemia

Presidente da Ordem dos Médicos do Centro diz que o hospital já teve mais 22 mil consultas externas entre janeiro e maio

CARLOS CORTES_ORDEM MÉDICOS

O Hospital de Viseu recebeu 1.659 doentes com Covid-19 desde o início da pandemia. O número foi divulgado pelo presidente da secção regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.

O dirigente disse não ter dúvidas que a atual situação pandémica da região e o baixo número de infetados por Covid-19 na zona deve-se muito ao trabalho feito no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, que teve das maiores pressões de doentes Covid na região e no país.

A afirmação foi dita depois de a Ordem dos Médicos ter visitado esta manhã de quinta-feira (17 de junho) o Hospital de Viseu.

Em declarações aos jornalistas após a visita, Carlos Cortes afirmou que a Ordem dos Médicos tem acompanhado a situação no São Teotónio e frisou que o Hospital “foi um dos que sofreu as maiores pressões na região Centro e até a nível nacional porque houve uma pressão muito grande de doentes Covid”.

“Da nossa parte já sabíamos que tinha havido uma resposta muito importante. Agora, provavelmente, a região Centro está como está hoje. A resposta que foi dada e o nível de doentes infetados que é diminuto estão como estão por causa do contributo do Hospital de Viseu”, defendeu.

Segundo disse o médico, “todo o Hospital se reorganizou e deu esta resposta importante à Covid”. “Houve aqui picos com 280 doentes Covid internados. Nos cuidados intensivos, foram 125 doentes”, disse.


Hospital de Viseu teve mais 22 mil consultas nos primeiros meses do ano

O Hospital de Viseu teve mais 26 por cento de consultas externas nos primeiros cinco meses deste ano, face a 2020. As primeiras consultas subiram mais de 50 por cento.
Segundo Carlos Cortes, o Hospital teve mais 22 mil consultas externas entre janeiro e maio.

O médico salientou a retoma positiva da unidade de saúde e disse que houve no Hospital “um esforço enorme” para tentar manter a atividade normal num período de grandes sobressaltos por causa da pandemia da Covid-19.

“O grande pico da pandemia aconteceu este ano em janeiro, fevereiro e março, mas o Hospital conseguiu aumentar substancialmente as suas consultas externas”, afirmou.

Também de acordo com o presidente da Ordem dos Médicos do Centro, as primeiras consultas no Centro Hospitalar Tondela-Viseu “aumentaram em 50 por cento” enquanto a hospitalização domiciliária subiu 74 por cento, o que também representou um “aumento muito importante”.

Já nas cirurgias, foram operados mais de 1.900 doentes nos primeiros cinco meses de 2021. “Este Hospital está a acompanhar a retoma e tem demonstrado todos os sinais”, rematou Carlos Cortes.

A Ordem dos Médicos do Centro visitou o Hospital de Viseu para avaliar o contributo que a instituição de saúde deu para o combate à pandemia e perceber como está a decorrer a retoma da normal atividade hospitalar e como estão a ser tratados e acompanhados os doentes que tiveram as suas consultas e diagnósticos adiados.

A instituição está a fazer nesta altura uma ronda de visitas aos hospitais do Centro para avaliar a situação de cada um após o período mais complicado da Covid-19.