Geral

06 de 09 de 2021, 18:28

Diário

Instituição de jovens condecorada com Medalha de Ouro da Cidade de Lamego

A medalha foi entregue no passado fim de semana ao Patronato Nuno Álvares Pereira

medalha ouro patronato lamego

A Câmara de Lamego condecorou no último fim de semana a instituição Patronato Nuno Álvares Pereira com a Medalha de Ouro da Cidade.

A cerimónia decorreu no passado sábado (4 de setembro) no salão nobre dos paços do concelho.

A escola particular foi criada há mais de 100 anos com a missão de ajudar a combater o analfabetismo junto da população mais nova de Lamego e dos meninos mais carenciados.

O presidente da Câmara de Lamego, Ângelo Moura, homenageou a instituição “que nasceu com uma génese religiosa e que era responsável pelo apoio social aos mais desfavorecidos”.

“O Patronato marcou indelevelmente a vida de muitos lamecenses. A todos aqueles que tiveram à frente desta escola é devido o reconhecimento pela obra deixada que se perpetuará pelo seu exemplo”, acrescentou o autarca.

No seu discurso de agradecimento, o antigo Presidente do Patronato Nuno Álvares Pereira, Alberto de Jesus Almeida, afirmou que a instituição deve sentir-se orgulhosa da sua história.

“Formaram-se aqui milhares de alunos que, nas mais variadas profissões aqui e além-mar, têm dado cartas nos ofícios que seguiram, fruto desta formação primária e primeira que obtivemos nas velhas carteiras do nosso Patronato”, disse.

Durante a cerimónia, também foi feita a apresentação pública do livro “100 Anos, 1.000 Histórias", publicado por ocasião do centenário do Patronato Nuno Álvares Pereira em 2020.