Geral

07 de 09 de 2021, 15:45

Diário

Lamego celebra feriado municipal com missa à Sra. dos Remédios

Eucaristia decorre esta quarta-feira. Celebrações tradicionais evocativas da padroeira da cidade não vão ser realizadas

nossa senhora dos remédios lamego

O concelho de Lamego vai comemorar esta quarta-feira (8 de setembro) o seu feriado municipal.

O dia coincide com a efeméride da Nossa Senhora dos Remédios, que vai ser evocada numa missa solene que decorrerá a partir das 10h00 no Santuário local.

Por outro lado, não vão ser realizadas nos moldes tradicionais a Procissão do Triunfo, a Marcha Luminosa e a Batalha de Flores por causa da pandemia da Covid-19. As festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios terminam já na quinta-feira (dia 9).

O presidente da Câmara de Lamego, Ângelo Moura, diz que a evocação será feita em jeito de homenagem à padroeira da cidade.

“Vivemos agora num período de evocação com uma apresentação em jeito de memória do que são as festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, realizando a celebração religiosa com missa no Santuário e fazendo a evocação”, afirma.

O autarca lembra que, mesmo em altura da pandemia, as Festas dos Remédios mantiveram “as atividades lúdicas e económicas com a adoção de medidas de prevenção e higienização” face à Covid-19.

Ângelo Moura, que se recandidata a presidente da autarquia de Lamego pelo PS, defende que o futuro da cidade passa por “uma gestão rigorosa e sustentável” e por “procurar fazer de Lamego uma cidade moderna e capaz de atrair investimento, fixar as nossas populações e criar ofertas diversificadas de turismo”, salientando a promoção dos produtos endógenos e do património da região.

A missa solene em honra da Nossa Senhora dos Remédios será celebrada pelo bispo de Lamego, D. António Couto.

Ainda na quarta-feira, haverá uma arruada com a participação da Sociedade Filarmónica Lalim e da Banda Marcial de Cambres a partir das 9h30.

Nesta terça (dia 7), está prevista uma sessão de fogo de artifício à meia-noite antecedida de um concerto do grupo Arkadia às 21h30 na Parada do Quartel de Santa Cruz e de uma arruada com os bombos do Grupo Desportivo e Cultural de Samodães e o Grupo da União de Zés Pereiras de Ferreiros pelas 22h00.

Segundo o portal Pordata, Lamego tem uma população de 24.348 habitantes.