Geral

28 de 11 de 2022, 17:41

Diário

Lamego: IMI baixa em alguns prédios

Autarquia quer reduzir imposto para imóveis com interesse público e municipal e para casas arrendadas

centro histórico lamego

Fotógrafo: D.R./Câmara de Lamego

Os proprietários de prédios de Lamego vão pagar menos IMI no próximo ano. A Câmara Municipal anunciou esta segunda-feira que vai aplicar, no próximo ano, uma redução de 30% na taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis aplicável a prédios urbanos classificados como de interesse público, valor municipal ou património cultural.

Segundo o executivo presidido por Francisco Lopes (PSD), que fala de uma medida adotada “pela primeira vez”, também está prevista uma redução de 20% para os prédios que se encontram arrendados “de forma a aumentar a disponibilidade de habitações no mercado de arrendamento”.

“Neste contexto, apenas beneficiam da redução da taxa de IMI os pedidos que derem entrada na Câmara Municipal de Lamego até ao próximo dia 30 de novembro”, informa a autarquia.

Os interessados devem enviar o formulário que está disponível no site da Câmara para o endereço de e-mail dfp@cm-lamego.pt ou entregar o documento no Gabinete de Atendimento municipal.

A redução do imposto pode ser pedida pelos proprietários ou outros titulares dos imóveis, sendo que o benefício será atribuído à fração e o pedido “deve apenas ser formulado por um dos proprietários”.

“Deve ser apresentado um pedido por cada imóvel (por artigo matricial), contendo requerimento (devidamente assinado) e documentação de instrução referente a esse local”, conclui o município de Lamego.