Geral

11 de 10 de 2021, 11:05

Diário

Rastreios de cancro da mama em Mangualde até dezembro

Exames estão a ser feitos no Centro de Saúde local

Imagiologia cancro hospital de viseu

O núcleo regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a realizar rastreios de cancro da mama em Mangualde até ao início de dezembro. A iniciativa já arrancou na passada sexta-feira (8 de outubro).

Em comunicado, a instituição já lançou o apelo às mulheres de Mangualde, nomeadamente aquelas que têm idades entre os 50 e os 69 anos, para participarem no Programa de Rastreio de Cancro da Mama.

Segundo a LPCC, a Unidade Móvel de Mamografia Digital encontra-se estacionada no Centro de Saúde de Mangualde, estando em funcionamento das 9h00 às 13h30 e 14h00 às 19h00 de segunda a quinta-feira.

À sexta-feira, a unidade está aberta das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Na nota, a instituição recorda que as mulheres que tenham a inscrição atualizada no Centro de Saúde vão receber “uma carta-convite com a indicação da data e hora de realização do exame”, lembrando que muitas faltas ao rastreio “decorrem da desatualização dos dados de morada nos registos”. O exame mamográfico deve ser repetido de dois em dois anos.

Para marcações ou informações adicionais, as interessadas podem contactar o Centro de Coordenação do Rastreio através dos números de telefone 239 487 495/6 ou do endereço de e-mail rcmama.nrc@ligacontracancro.pt.

O núcleo regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro garante que coloca em prática todas as recomendações das autoridades de saúde a fim de garantir a segurança de utentes e profissionais perante a Covid-19.

A instituição aconselha a não-ida às instalações em caso de sintomas como tosse, febre ou dificuldade respiratória, além de perda de olfato, sentido de gosto, contacto com pessoas com Covid-19 ou infeção pelo novo coronavírus.

Na ida ao rastreio, a utente deve trazer máscara e cartão de cidadão e respeitar o horário de marcação.