Incêndio em Penalva do Castelo combatido por mais de 70 bombeiros
No terreno, estão ainda 20 viaturas e o combate também está a ser feito com recurso a um meio aéreo
Fotógrafo: Jornal do Centro
A Plataforma Já Marchavas vai organizar a quinta Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTQIA+ a 9 de outubro. O anúncio foi feito pelo movimento, depois de uma reunião para a organização do evento que decorreu no último fim de semana.
Com o mote “Um movimento em Marcha”, o Já Marchavas irá celebrar os 17 anos da manifestação contra a homofobia de Viseu, os 40 anos da despenalização da homossexualidade em Portugal e os 32 anos da despatologização na Lista Internacional de Doenças Mentais.
A marcha vai celebrar o caminho histórico do movimento LGBTQIA+ (lésbicas, homossexuais, bissexuais, transsexuais, queers, intersexuais e assexuais) em Portugal, que este ano convoca cerca de 20 marchas.
“Pretendemos a construção de um movimento político no combate à discriminação pelo fim da violência e da opressão motivada pela orientação sexual; identidade e/ou expressão de género e característica sexuais”, lembra o movimento.
A marcha visa também denunciar “a patologização da orientação sexual enquanto doença ou comportamento de risco, a reivindicação pelo fim das terapias de conversão sexual, a importância da educação sexual nas escolas, a proteção da autodeterminação de género e características sexuais das pessoas LGBTQIA+” e também assinalar “a construção de políticas de asilo que assegurem a segurança de todas as pessoas refugiadas/migrantes em Portugal”.
A plataforma refere ainda que “irá realizar mais reuniões ao longo dos próximos meses, sempre de espírito aberto à participação de todas as pessoas e coletivos” e que irá relevar mais novidades para brevemente.
No terreno, estão ainda 20 viaturas e o combate também está a ser feito com recurso a um meio aéreo
A partir das 20h00, a Avenida da Europa, que vai receber a meta da quarta etapa da Volta na segunda-feira, já está condicionada
As ações de fiscalização decorreram entre as 18h00 de sábado e as 06h00 deste domingo e incidiram sobre 178 viaturas e três estabe...