Geral

20 de 04 de 2021, 08:58

Diário

Misericórdia de Lamego faz 502 anos

Instituição quer continuar a servir o outro no concelho. Antigo Hospital está a ser reabilitado com clínica de hemodiálise

misericórdia de lamego

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego está a comemorar os seus 502 anos de atividade. É hoje uma das mais antigas instituições do seu género a funcionar em Portugal, contando com diversas valências sociais.

A instituição continua a ter como objetivo futuro a recuperação do antigo Hospital da cidade, que é propriedade da própria Santa Casa.

Em declarações ao Jornal do Centro, o provedor da Santa Casa, António Carreira, que está no cargo desde o início deste ano, faz um balanço positivo da atividade da instituição com mais de cinco séculos de história.

“A Misericórdia atravessou períodos difíceis e crises mundiais e nacionais, mas o seu objetivo sempre foi o de servir os outros e é isso que nos dá sentido e que nós sentimos que dá sentido àquilo que vamos construindo. A Santa Casa tem história que não está ainda escrita e que esperamos fazê-la para memória futura, mas o que nos interessa fundamentalmente é o presente”, afirma.

O provedor acrescenta ainda, por isso, que haverá “muitas coisas por fazer e será sempre difícil dizer que concretizámos os nossos objetivos”.

António Carreira aponta como grande objetivo a recuperação do antigo Hospital, “um projeto muito importante” para a instituição. Lá, continuam as obras de requalificação do espaço, que irá albergar em breve uma clínica de hemodiálise.

“Mas, além desse objetivo, temos também o objetivo de fazer bem aos outros nas diversas valências, como o lar de idosos, a creche, o jardim de infância e o serviço de apoio domiciliário, com o qual não temos protocolo. E esse é o nosso objetivo diário e de todos os irmãos da Misericórdia, mas não só, porque deve unir todos os lamecenses e as instituições, incluindo a autarquia”, remata.

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego foi criada a 20 de abril de 1519.