Geral

23 de 09 de 2021, 09:51

Diário

Projeto-piloto enterra linhas aéreas de média tensão em Mortágua

Primeira fase vai ser feita desde a Aguieira até à zona junto à Central Termoelétrica. Segunda fase vai avançar mais tarde com destino até à Sub-Estação da vila

mortágua e-redes

A Câmara de Mortágua deu luz verde a um projeto-piloto que visa converter as linhas aéreas de média tensão da rede elétrica do concelho em linhas subterrâneas.

O projeto vai ser executado pela empresa de distribuição E-Redes, pertencente à EDP. A primeira fase vai ser feita desde a zona da Aguieira até ao acesso para a zona industrial do Freixo, junto à Central Termoelétrica. Já a segunda fase vai avançar mais tarde com destino até à Sub-Estação de Mortágua.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, frisa que Mortágua foi o concelho escolhido para a realização deste projeto-piloto. Formado em engenharia eletrotécnica, o autarca assume que se disponibilizou “de imediato” para acolher a iniciativa.

“A E-Redes fez o seu projeto, pediu o licenciamento e nós aprovámos. Agora, temos a obra dentro de poucos dias, possivelmente ainda na próxima semana”, adianta. Segundo Júlio Norte, o projeto irá consistir essencialmente na “passagem das linhas aéreas de média tensão para subterrâneas”.

O cabo subterrâneo será estabelecido ao longo da berma da Estrada Nacional 228. A autarquia de Mortágua defende que, com a implementação deste projeto, será assegurada “a proteção e manutenção das linhas, ajudando a evitar ou a minimizar eventuais danos resultantes de fenómenos climáticos extremos, como tempestades, ventos fortes ou incêndios”.

Além da linha subterrânea, está também prevista a instalação de um novo posto de transformação na zona de Almacinha, permitindo reforçar e melhorar a qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica nas localidades situadas na envolvência da Barragem da Aguieira.