Geral

07 de 09 de 2021, 17:19

Diário

Museu de emigração pronto em Vila Nova de Paiva

Centro de Memórias das Migrações de Queiriga já abriu portas durante o mês de agosto. A Câmara Municipal continua a incentivar a recolha de mais arquivos para o espaço

antiga escola queiriga vnpaiva

O Centro de Memórias das Migrações de Queiriga, em Vila Nova de Paiva, encontra-se em fase de conclusão, mas já abriu portas durante o mês de agosto.

A Câmara Municipal continua a incentivar a recolha de mais arquivos para o espaço instalado na antiga escola primária de Queiriga.

A presidente da autarquia, Delfina Gomes, diz que o projeto já se encontra “praticamente na sua fase terminal”.

“Não fizemos a inauguração oficial, mas já foi aberto ao público durante o mês de agosto para que as pessoas fossem visitar e vissem realmente o espólio que já temos”, afirma.

A autarca recorda que Vila Nova de Paiva é “um concelho de muita emigração para França e outros países da Europa”. “Nós queremos que as pessoas contribuam de certa forma para o enriquecimento do nosso centro de memórias”, acrescenta.

Delfina Gomes adianta que o investimento da Câmara foi de 150 mil euros “para a recuperação do espaço e o equipamento que já adquirimos”.

“Vamos continuar a incentivar as pessoas a visitarem e a ajudar-nos com tudo o que possam oferecer de experiências porque temos muita gente que viveu não só a emigração dos anos 60, como agora e que possam dar-nos uma ajuda”, conclui.