Geral

06 de 09 de 2023, 15:26

Centro Business

Nova empresa tecnológica abre portas em Viseu e vai colaborar com o ensino superior

NTT Data instala-se no Real Business Center, localizado perto do Palácio do Gelo. Novo centro tecnológico da empresa vai dedicar-se ao trabalho em aplicações da Microsoft e quer manter “relação preferencial” com o Instituto Politécnico

real business center viseu

Fotógrafo: D.R.

Há mais uma empresa tecnológica a instalar-se em Viseu. A consultora NTT Data Portugal anunciou a abertura de um “hub” de conhecimento na cidade. O espaço fica localizado no Real Business Center, perto do Palácio do Gelo, e vai especializar-se em tecnologias Microsoft Business Applications.

Em comunicado, a NTT Data explica que o “hub” de Viseu vai, em concreto, dedicar-se ao desenvolvimento e implementação de soluções que tirem partido das plataformas Microsoft Dynamics365 e Microsoft Power Platform.

A empresa refere que a nova unidade tirará partido da proximidade com o ensino superior local com vista a atrair, reter e desenvolver novos profissionais e acelerar a inovação, sendo que o “hub” manterá uma “relação preferencial” com o Instituto Politécnico de Viseu.

O novo centro vai também seguir um modelo de trabalho “flexível, híbrido e dinâmico assente na confiança e no compromisso de cada colaborador” com trabalho que será “tendencialmente remoto”, mas também com “momentos de colaboração presencial”.

Para a empresa, trata-se de “mais um passo” no aprofundar da parceria com a Microsoft, para a qual foram criadas equipas especializadas que funcionam como uma extensão dos centros de excelência Microsoft que a consultora opera em Portugal.

“Estas estruturas enriquecem as capacidades da companhia no desenvolvimento de projetos de transformação organizacional e tecnológica, tanto para clientes nacionais como internacionais, através de equipas com identidade própria, diferenciadas e multidisciplinares”, refere em comunicado.

Além deste espaço em Viseu, a NTT Data inaugurou também um outro centro tecnológico no complexo da Universidade de Minho em Azurém (Guimarães).

Paulo Silva, gestor da NTT Data Portugal, afirma estar “muito entusiasmado por anunciar a criação de mais um hub da NTT Data, que é revelador da dinâmica de crescimento e de foco na especialização da companhia em Portugal e da aposta que estamos a fazer no sentido de aprofundar competências, no caso, em tecnologias Microsoft, pela criação de equipas especializadas em algumas das ofertas tecnológicas do fabricante ou setores de atividade”.

“E isso só é possível de se fazer captando, retendo e desenvolvendo talento diferenciado, que reside de norte a sul do país, nomeadamente em centros urbanos do interior ou de menor densidade populacional, que têm muito a acrescentar ao ecossistema de inovação em que a NTT Data opera”, acrescenta o ‘partner’ da empresa.

A criação dos “hubs” de conhecimento faz parte da estratégia de crescimento da NTT Data EMEAL (Europa, Médio Oriente, África e América Latina), na qual a subsidiária portuguesa faz parte. A empresa prevê duplicar o volume de negócios nesta geografia até 2025, passando dos 3.000 milhões para os 6.000 milhões de euros.

Em Portugal, a consultora quer alargar a atividade a outros locais e reforçar as equipas com o foco no desenvolvimento de talento especializado. A aposta também passa pela expansão do seu laboratório digital, fazendo com que investigadores e estudantes se possam juntar aos clientes e à NTT Data na experimentação e cocriação de soluções inovadoras.

Além de Viseu e de Guimarães, a NTT Data Portugal tem dez “hubs” em atividade em Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Óbidos, Porto e Vila Nova de Gaia, além da sede em Lisboa.

O cluster tecnológico na cidade de Viseu é também constituído por empresas como a Critical Software, a Claranet, a Softinsa e a Deloitte.