Geral

10 de 08 de 2021, 18:10

Diário

Nova fábrica em Mangualde com investimento de 14 milhões de euros

Unidade industrial vai ser construída em Chãs de Tavares. Início da produção a partir de finais de 2022

novo investimento mangualde web2

O concelho de Mangualde vai receber um novo investimento de 14 milhões de euros de uma empresa de produção de componentes para automóveis e mobiliário, anunciou esta terça-feira (10 de agosto) a Câmara Municipal.

A empresa vai construir uma nova fábrica junto ao pavilhão de Chãs de Tavares, ao longo da A25, numa área de cerca de 50 mil metros quadrados. A obra deverá arrancar a partir do final deste ano, sendo que a previsão para o começo da produção vai entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

Na fábrica, segundo a Câmara, serão criados cerca de 50 postos de trabalho numa fase inicial, dos quais 30 com formação superior. Ao todo, a empresa pretende empregar no máximo até 150 pessoas.

O presidente do município, Elísio Oliveira, refere que o projeto foi “resultado de uma impecável colaboração entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e os promotores do investimento, e vem premiar uma aturada, discreta e eficaz diplomacia económica”.

“É também um enorme contributo para o desenvolvimento, a coesão e o povoamento ativo do nosso território, gerando emprego qualificado, fundamental para atrair e fixar jovens”, acrescentou.

A nova unidade fabril, frisa a Câmara em nota, “está assente num grupo de três empresas, com operação de exportação para países fora da Europa e com necessidade de apoio na produção para exportação para esses mercados”.

“Esta empresa, que terá um elevado nível tecnológico, assentará na produção de matérias-primas como poliuretanos (espumas), fibras sintéticas e componentes de molas (para automóveis e mobiliário), essenciais para o mercado destes operadores e visam na sua totalidade a continuidade na exportação e criação de novos mercados, sendo o principal os Estados Unidos”, pode ler-se.

A Câmara acrescenta que uma das condições para a instalação da fábrica era a criação de novas unidades de investigação e desenvolvimento para o desenvolvimento de novas matérias-primas e acredita que a proximidade dos polos de ensino superior em Viseu e na Guarda “garante qualidade e quantidade nos recursos humanos, apoiados em quadros médios e superiores de garantida qualificação”.