Geral

16 de 05 de 2022, 16:04

Diário

Novas tendências do vinho em debate no regresso do Dão Primores

Evento vai juntar conferência, provas de vinhos, entregas de prémios e degustação da gastronomia regional esta sexta-feira e sábado, em Viseu

vinhos

O Dão Primores regressa esta semana para a sua 12.ª edição, numa agenda com duas iniciativas dedicadas ao vinho do Dão.

A Aula Magna do Politécnico de Viseu vai receber pelo segundo ano consecutivo a conferência, com o seminário “Dão Innovation Sessions” esta sexta-feira (20 de maio). Já o Solar do Vinho do Dão vai acolher o “Spring Tastings”, este sábado (dia 21), com provas livres e comentadas de vinho, além de gastronomia, passatempos e animação.

“Há dois anos que não fazemos o Dão Primores presencialmente, devido à pandemia, e este ano, vamos, pela primeira vez, fazer num novo formato, ou seja, vão ser dois dias, um para debater um tema relevante e o outro mais dedicado às provas de vinho”, anunciou o presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, que organiza a iniciativa.

Arlindo Cunha disse que depois de, em 2021, ter sido debatida a sustentabilidade da produção de vinho e da vinha, num formato presencial e ‘online’, e sem a componente das provas, este ano, a edição da Dão Primores regressa por dois dias.

Segundo a CVR Dão, os especialistas vão reunir-se primeiro na conferência “Wine Market Trends – The Covid Era”, que decorrerá tanto por via presencial como online através do Zoom.

Nesta conferência, especialistas nacionais e internacionais irão falar sobre as novas tendências no setor do vinho. Nomes como Mark Squires, Jamie Goode, Ari Gorenstein, Nicolas Quillé, Manuel Carvalho e José Teles, entre outros, irão falar sobre temas como os meios de comunicação e distribuição, os perfis dos vinhos e os canais de vendas dos vinhos.

“A Covid-19 mudou a forma como olhamos para o mundo e as mudanças no setor vínico não são exceção. Inúmeros desafios impuseram-se aos produtores e é sobre esses mesmos desafios que a conferência se irá focar”, refere a organização.

A conferência iniciará às 9h30. A abertura estará a cargo de Arlindo Cunha, contando também com a intervenção do presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão. Já o encerramento, marcado para as 17h20, contará com a presença de João Dias, administrador da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

No sábado, às 15h00, a 12.ª edição do Dão Primores – Spring Tastings continua no Solar do Vinho do Dão, contando com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.

Até às 21h00, o Solar do Vinho vai acolher o “programa mais tradicional”, ou seja, “os produtores dão a provar os vinhos da última colheita”, refere Arlindo Cunha. Este ano, marcam presença 18 produtores.

O programa inclui também a entrega dos premiados do Concurso da Produção, provas livres, provas comentadas, gastronomia da região e passatempos, entre outras atividades nos jardins do Solar.

“Este ano, vamos também combinar as provas de vinho com a gastronomia. Vamos ter, igualmente, ‘workshops’, nomeadamente para quem se quer iniciar em provas de vinhos e vamos também entregar os diplomas dos melhores vinhos desta campanha”, descreveu.

Ao longo da tarde, há também “outros eventos como, por exemplo, um confronto entre vinhos”, neste caso, entre Dão e Borgonha, França, onde “dois especialistas, um português e uma francesa, João Pedro Araújo e Nathalie Carrette, vão comentar” os dois “néctares”.

O sábado é, aliás, o dia em que Arlindo Cunha disse “esperar muita gente da região e não só”, uma vez que é uma tarde “muito apelativa para quem quiser apreciar um bom vinho na companhia de um bom prato e, se o tempo ajudar, nos jardins do Solar” do Vinho do Dão.

O programa completo pode ser visto no site vinhosdodao.pt, assim como também a inscrição no seminário.