Geral

30 de 07 de 2021, 09:00

Diário

Oliveira de Frades com cinco novas áreas de reabilitação urbana

Áreas que abrangem as freguesias de Pinheiro, Arca e Varzielas e Destriz e Reigoso vão a votação na próxima Assembleia Municipal. Caso a proposta seja aprovada, quem fizer obras vai ter benefícios fiscais e financeiros

Câmara de Oliveira de Frades

O concelho de Oliveira de Frades pode vir a ter cinco novas áreas de reabilitação urbana. Essas áreas abrangem as freguesias de Pinheiro, Arca e Varzielas e Destriz e Reigoso e vão a votação na próxima Assembleia Municipal.

A Câmara avança com a proposta depois de ter já avançado com a criação de mais três áreas de reabilitação urbana em Oliveira de Frades, Ribeiradio e S. João da Serra, onde os edifícios antigos e as casas devolutas já podem ser requalificadas.

Numa nota, a autarquia de Oliveira de Frades refere que, com esta nova iniciativa, volta a ter como objetivo “reforçar a atratividade e qualidade urbana e paisagística dos vários lugares a intervencionar, a partir da qual se poderá estabelecer um programa de intervenção, assim como um quadro adequado, coerente e consistente de medidas de gestão e de incentivo à reabilitação urbana por parte do setor privado”.

Com a medida, o executivo presidido por Paulo Ferreira pretende alargar a estratégia de reabilitação urbana ao restante concelho de modo a dinamizar o território. A Câmara promete dar benefícios fiscais e financeiros para os proprietários que realizem obras.

Os donos que pretendam requalificar os seus imóveis podem recorrer ao programa IFRRU (Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas). O passo passa por priorizar a reabilitação como princípio natural de intervenção, ao invés da construção nova e da expansão urbana.

Caso as cinco propostas sejam aprovadas, Oliveira de Frades passará a contar com oito áreas de reabilitação urbana. Estão ainda em análise mais duas abrangendo Arcozelo das Maias e S. Vicente de Lafões.