Geral

26 de 07 de 2021, 11:24

Diário

Oliveira de Frades com projetos aprovados para constituição das "Redes Cidades Circulares"

Projetos representam um investimento de 60 mil euros e foram aprovados um na área do "Urbanismo e Construção" e o outro na categoria do "Ciclo Urbano da Água"

OLIVEIRA DE FRADES_PARQUE_ÁGUA

Fotógrafo: DR

O município de Oliveira de Frades viu serem aprovados dois projetos, no âmbito da "Iniciativa Nacional Cidades Circulares", um na área do "Urbanismo e Construção" e o outro na categoria do "Ciclo Urbano da Água".

Este é um projeto do Ministério do Ambiente e da Ação Climática que promoveu assim um concurso para a constituição das "Redes Cidades Circulares", onde cada município participante deverá corresponder a um dos quatro temas prioritários: "urbanismo e construção", "economia urbana para a circularidade", "relações urbano-rurais" e "ciclo urbano da água".

No total, foram apresentadas 17 propostas a nível nacional onde a InC2, da Direção Geral do Território aprovou quatro, uma por cada área temática.

Os dois projetos aprovados de Oliveira de Frades representam um investimento de 60 mil euros, dos quais 75 por cento financiados pelo Fundo Ambiental.

Um dos projetos de Oliveira de Frades - "RC2CS - Rede para a Construção Circular e Sustentável" -, correspondente à rede "Urbanismo e Construção", visa "contribuir para a reabilitação urbana, com o objetivo de conter a expansão infraestrutural, e aproveitar melhor os materiais e resíduos de obras públicas e privadas", explica a Câmara Municipal em comunicado.

"A ideia é caminhar para uma economia de 'baixo carbono', com edifícios e espaços públicos caracterizados pela "durabilidade, adaptabilidade e redução da pegada ambiental", acrescenta.

A "CApt2 - Circularidade da Água - Por todos e para todos", o outro projeto venceu a categoria "Ciclo Urbano da Água", tendo como principal objetivo "usar este bem essencial de uma forma mais eficiente nas várias atividades económicas", esclarece o município.

Os projetos vencedores envolvem outros municípios, dos quais: Mangualde, Mértola, Ponta Delgada, Ponte de Sor, Ribeira Brava, Valongo, Águeda, Lagoa (Açores), Loulé, Mértola, Oeiras e Ponte de Sor.