Geral

27 de 05 de 2022, 12:09

Diário

PCP Viseu em reunião magna este sábado. Jerónimo de Sousa encerra Assembleia

Mais de 140 delegados vão estar reunidos na 12.ª Assembleia da Organização Regional de Viseu, que vai contar com a presença do líder dos comunistas, Jerónimo de Sousa

Comício PCP

Fotógrafo: Igor Ferreira

Mais de 140 delegados vão estar reunidos na 12.ª Assembleia da Organização Regional de Viseu (ORV) do PCP. O encontro, que tem como lema “Reforçar o Partido, Recrutar, Organizar e Lutar”, está marcado para este sábado à tarde (28 de maio) no Instituto Português do Desporto e Juventude.

A Assembleia vai servir para fazer um balanço do trabalho realizado nos últimos quatro anos. Filipe Costa, dirigente da ORV do PCP, dá uma nota positiva a esse trabalho.

“Fazemos um balanço positivo do trabalho realizado, da resposta que foi possível notar e da participação nos atos eleitorais. De 2018 até agora, realizaram-se eleições de todos os níveis: autárquicas, legislativas com dois atos, presidenciais e eleições para o Parlamento Europeu. Houve uma intensidade muito grande de trabalho ao longo destes quatro anos”, diz.

Ao Jornal do Centro, Filipe Costa lembra que o encontro vai decorrer num contexto diferente do realizado em 2018, por causa da pandemia. O comunista afirma que a Covid-19 “condicionou fortemente a atividade não só do partido, mas também a atividade económica e do país”. “Isso colocou algumas dificuldades no andamento do trabalho”, admite.

Além do balanço, a Assembleia vai servir ainda para definir as principais linhas de orientação para o futuro do PCP no distrito. “Muitas das propostas políticas do PCP para o distrito de Viseu são conhecidas e o nosso programa trata, no essencial, daquilo que são as necessidades, as possibilidades e as potencialidades do distrito e as medidas adequadas para o desenvolvimento da região”, frisa Filipe Costa.

Quanto à estrutura partidária, o dirigente salienta questões como o recrutamento e a integração de novos membros e também a “resposta às várias frentes de trabalho que, no atual quadro do agravamento das condições de vida dos trabalhadores e do povo, terão novas exigências”, além do reforço financeiro “que colocamos como elemento importante para o desenvolvimento da nossa atividade”.

No encontro, marcado para as 14h00 deste sábado, será ainda eleita a nova direção da ORV de Viseu. A sessão de encerramento está marcada para as 18h00 e vai contar com a presença do secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa.