Geral

24 de 09 de 2021, 11:36

Diário

Prémio Abel Botelho premiou 15 alunos do concelho de Tabuaço

Pavilhão Gimnodesportivo voltou a acolher na última quinta-feira a cerimónia de atribuição do galardão

premio abel botelho tabuaço

Fotógrafo: D.R.

O Pavilhão Gimnodesportivo de Tabuaço voltou a acolher na última quinta-feira (23 de setembro) a cerimónia de atribuição do Prémio Abel Botelho, que visa reconhecer os alunos com o melhor aproveitamento escolar no concelho.

A Câmara Municipal atribuiu a distinção a 15 estudantes do Agrupamento de Escolas de Tabuaço que tiveram o melhor desempenho no último ano letivo. A cerimónia manteve as medidas restritivas por causa da pandemia.

Em comunicado, a autarquia acrescenta que, além do reconhecimento dos melhores alunos do concelho, o Prémio Abel Botelho continuou a “divulgar a vida e obra” do escritor que dá o nome ao galardão. A Câmara escolheu o romance “O Livro de Alda” para a edição deste ano.

Abel Botelho foi um militar, escritor e diplomata nascido em Tabuaço, em 1856, e falecido em Buenos Aires, na Argentina, em 1917, tendo escrito livros como “O Barão de Lavos”, “Amanhã”, “Fatal Dilema”, “Os Lázaros”, “Mulheres da Beira” e “Sem Remédio”. Foi também um dos responsáveis pela criação da bandeira portuguesa, tendo feito parte da Comissão da Bandeira em 1910.

O presidente da Câmara, Carlos Carvalho, salientou a importância da continuidade da iniciativa para celebrar “a dedicação, o empenho e o futuro dos nossos alunos” e também a obra de Abel Botelho.