Geral

07 de 12 de 2022, 10:37

Diário

Receitas da região compiladas em 'Carta dos Segredos Gastronómicos'

Carta foi lançada ontem em São Pedro do Sul

carta gastronómica viseu dão lafões

Fotógrafo: D.R.

A região Viseu Dão Lafões já tem uma “Carta dos Segredos Gastronómicos”. O documento foi apresentado na terça-feira (dia 6 de dezembro) em São Pedro do Sul, que também acolheu a primeira sessão da Academia dos Segredos Gastronómicos com a participação dos chefs Diogo Rocha e Inês Beja.

As duas iniciativas estão integradas no projeto Mapa dos Segredos Gastronómicos, promovido pela Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva e pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e que tem como objetivo dar a conhecer o património gastronómico e vínico da região Viseu Dão Lafões.

Segundo refere a CIM em comunicado, o projeto quer criar “um novo produto turístico de natureza intermunicipal, suportado na excelência do património gastronómico e vínico existente na região, nomeadamente nos municípios de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela”.

A Carta dos Segredos Gastronómicos foi lançada depois de “um dedicado processo de pesquisa, entrevistas e visitas a produtores da região, com testemunhos de pessoas entre os 70 e os 90 anos” e já pode ser consultada no site mapadossegredosgastronomicos.visitviseudaolafoes.pt.

Depois da apresentação da Carta, que teve como intuito “dar a conhecer, contextualizar e sensibilizar os participantes para a gastronomia e a sua relação” com a região, houve um momento de reinterpretação das receitas do documento com os chefs Diogo Rocha (que renovou recentemente a estrela Michelin para o restaurante Mesa de Lemos) e Inês Beja (DeRaiz).

No âmbito deste projeto, vão ser realizadas mais duas sessões da Academia dos Segredos Gastronómicos a 13 de dezembro, em Viseu, e 17 de janeiro, em Vouzela, que incidirão sobre as práticas agrícolas associadas ao ciclo do centeio e do milho e os segredos das tabernas, casas de pasto e romarias, entre outros temas.