Geral

14 de 06 de 2021, 12:36

Diário

Recreios escolares de Vouzela com "mais brincadeiras"

Câmara instalou novos equipamentos de brincar por todo o concelho

recreio vouzela

A Câmara de Vouzela concluiu a primeira fase da Operação Brincar, que visa beneficiar os recreios escolares do concelho.

O projeto tem como objetivo tornar os recreios “mais aliciantes e desafiadores para todas as crianças da educação pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico”, promovendo o ato de brincar e a autonomia para o desenvolvimento das habilidades motoras.

Em comunicado, a autarquia refere que, neste projeto, foram criados “equipamentos lúdicos, estimuladores da atividade física, tendo por base uma perspetiva ecológica e sustentável” com materiais reutilizados, com pinturas nas paredes e no chão e a construção de material lúdico com pneus e madeira.

“O processo iniciou com a realização de um diagnóstico de cada espaço existente e por uma avaliação do que é exequível concretizar em cada um. Posteriormente, foi elaborado um dossier para cada recreio escolar tendo em conta os parâmetros: caracterização do espaço e material existente; nível de ensino; número de alunos; plano de melhoria; material necessário; e existência de espaços de recreio e lazer na zona envolvente”, refere o executivo de Rui Ladeira.

O projeto foi desenvolvido pelo Gabinete de Desporto em parceria com o Gabinete de Educação, a Biblioteca Municipal e os agrupamentos de escolas do concelho.