Geral

20 de 05 de 2021, 16:02

Diário

Tabuaço lança insetos ao combate contra a vespa das galhas do castanheiro

Concelho fez as primeiras largadas em 2018. Largadas foram feitas para combater a propagação da praga

largadas tabuaço

A Câmara de Tabuaço avançou com a sua estratégia de combate contra a vespa das galhas do castanheiro, tendo feito recentemente largadas de insetos parasitoides em várias freguesias do concelho.

As ações foram realizadas em colaboração com o Gabinete de Apoio ao Agricultor e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. Em comunicado, a autarquia refere que as largadas visaram prevenir “a propagação e os prejuízos causados pela vespa das galhas dos castanheiros”.

O inseto largado sobrevive exclusivamente das galhas do castanheiro ao alimentar-se das larvas da vespa, acabando por destruir a praga. Segundo o município, os resultados das largadas só são conhecidos cerca de sete anos depois da realização das primeiras largadas. Em Tabuaço, a vespa das galhas do castanheiro é combatida desde 2018.

“Esta é uma luta biológica contra a vespa das galhas do castanheiro cujo sucesso, segundo os especialistas, depende muito da colaboração e atuação dos agricultores que não devem cortar as galhas do castanheiro, nem as secas nem as verdes, uma vez que o parasita de combate fica nelas alojado e não devem também cortar a erva dos soutos até final de junho”, apela a autarquia de Tabuaço.

A vespa das galhas do castanheiro ataca as folhas da árvore e reduz o crescimento dos ramos e o desenvolvimento dos frutos, incluindo castanhas. Vários outros concelhos do distrito de Viseu também já avançaram com os seus planos de combate a esta praga.