Geral

20 de 11 de 2023, 14:59

Diário

Tondela implementa projeto para reduzir indisciplina na escola e criar estatuto da criança

Plano Estratégico Educativo Municipal quer reduzir indisciplina e medir obesidade dos alunos, entre outras iniciativas. Documento já está a ser implementado nas escolas de Tondela

plano estratégico de educação da câmara de tondela

O município de Tondela quer assumir-se como um “território educativo inovador”. A Câmara local arrancou com o Plano Estratégico Educativo Municipal de Tondela (PEEMT) e o arranque ficou marcado por uma sessão que reuniu todos os parceiros do projeto e que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho.

O documento inclui mais de meia centena de metas em 18 áreas de intervenção para os anos letivos 2023/24 e 2024/25 e abrange medidas como a criação do Observatório Municipal da Educação de Tondela até 2025, a redução em metade dos registos de indisciplina nos estabelecimentos de ensino e a criação do Estatuto da Criança do Município de Tondela neste ano letivo e de um orçamento participativo juvenil.

O vereador da Educação na autarquia, João Carlos Figueiredo, falou “numa nova etapa de uma caminhada” iniciada há cerca de meio ano e que se concretizará ao longo dos próximos dois anos com a aplicação no terreno das várias ações traçadas pelo plano. O autarca revelou ainda que o PEEMT passará a intitular-se “Tondela território educativo inovador”.

A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, espera “bons resultados” do projeto educativo. “Os desafios lançados e aquilo que nós nos propomos construir convosco vai mudar em toda a linha a nossa intervenção na comunidade escolar”, realçou na sessão nos Paços do Concelho.

A autarca reforçou ainda “a importância” deste projeto para o concelho, autarquia, juntas de freguesia, agrupamentos de escolas, Escola Profissional, tecido associativo e saúde, no fundo todas as entidades que trabalham com a comunidade.

O plano de ação prevê também a implementação de um plano de rastreio de obesidade a alunos do concelho neste ano letivo, em articulação com os serviços de saúde locais, e a realização de outras iniciativas como os projetos “+ Contigo” e “Dormir para bem sorrir”.

No domínio da parentalidade responsável, a Câmara de Tondela quer implementar um plano de capacitação parental, aumentar a participação dos pais em todos os eventos promovidos pelas escolas e a redução significativa de incidentes reportados.

O plano defende ainda a criação do roteiro “Território de Tondela para a Educação”, envolvendo todas as freguesias do concelho e o desenvolvimento de projetos curriculares nos vários ciclos e áreas disciplinares, integrando a componente local do território e património, para partilha entre estabelecimentos de ensino, entre muitas outras medidas.